As funções da linguagem são:
A linguagem pode ter várias finalidades: de informar, de persuadir, de emocionar, dentre outras. A função da linguagem dependerá do objetivo da comunicação e pode ser: apelativa, emotiva, fática, metalingüística, poética.
As funções da linguagem são formas de utilização da linguagem segundo a intenção do falante. Elas são classificadas em seis tipos: função referencial, função emotiva, função poética, função fática, função conativa e função metalinguística.
Função metalinguística e função conativa. Função emotiva e função fática. Função fática e função referencial.
Relembre as seis funções da linguagem para o vestibular
A função metalinguística está centrada na própria linguagem, isto é, no código utilizado para expressar a mensagem. Por exemplo, uma poesia que fala de poesia, uma pintura que mostra alguém pintando ou mesmo um filme cuja temática principal é o cinema.
Podemos afirmar que a função metalinguística não tem o objetivo de significar por si, mas sim o objetivo de dizer o que o outro significa. Conhecer as funções da linguagem pode contribuir para o entendimento de cada mensagem enunciada em um contexto comunicacional, seja ele linguístico ou não.
Uma importante função da música, en- tão, é a oportunidade que ela dá para uma variedade de expressões emocionais – o descargo de pensa- mentos e idéias, a oportunidade de alívio e, talvez, a resolução de conflitos, bem como a manifestação da criatividade e a expressão das hostilidades (Merriam, 1964, p.
A função poética prioriza a mensagem, ela é o principal foco e objetivo de todo texto com predominância dessa função.
As funções da literatura
Para entendermos com clareza as funções da linguagem, é bom primeiramente conhecermos as etapas da comunicação. Ao contrário do que muitos pensam, a comunicação não acontece somente quando falamos, estabelecemos um diálogo ou redigimos um texto, ela se faz presente em todos (ou quase todos) os momentos.
Cada uma desempenha um papel relacionado com os elementos presentes na comunicação: emissor, receptor, mensagem, código, canal e contexto. Assim, elas determinam o objetivo dos atos comunicativos. Embora haja uma função que predomine, vários tipos de linguagem podem estar presentes num mesmo texto.
Função poética: quando a mensagem é elaborada de forma inovadora e imprevista, utilizando combinações sonoras ou rítmicas, jogos de imagem ou de ideias, temos a manifestação da função poética da linguagem. Essa função é capaz de despertar no leitor prazer estético e surpresa. É explorado na poesia e em textos publicitários.
Essa função é capaz de despertar no leitor prazer estético e surpresa. É explorado na poesia e em textos publicitários. Essas funções não são exploradas isoladamente; de modo geral, ocorre a superposição de várias delas. Há, no entanto, aquela que se sobressai, assim podemos identificar a finalidade principal do texto.
Quem paga os transplantes no Brasil?
Quais são os 3 tipos de trauma?
Qual limite de Rivotril por dia?
Quem foi a revelação do Campeonato Brasileiro masculino?
Quem se forma em Letras pode trabalhar onde?
Como que se escreve Terça-feira?
Qual a diferença entre CMB AMB e AMBc?
Quanto tempo dura o efeito da Ritalina LA 10mg?
Qual o significado da frase Os direitos humanos são considerados irreversíveis e indivisíveis?
Como reverter intolerância à lactose?
Qual a espessura das panelas Tramontina Paris?
Quais os documentos necessários para entrar com ação de usucapião?
Quais os pontos positivos e negativos da enfermagem moderna?