Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) adultos devem aumentar o tempo de atividades físicas para 300 minutos – até uma hora de exercícios por cinco dias ou 40 minutos por sete dias – ou 150 minutos de atividade física intensa por semana.
Tome como referência de esforço de 0 a 4, intensidade leve; 5 a 7, moderada; e 8 a 10 alta ou muito intensa. O interessante é que, com essa forma de controle, dá pra treinar musculação, HIIT (treino intervalado de alta intensidade) e exercícios contínuos.
Na musculação, “intensidade” caracteriza-se pelo trabalho realizado durante uma série de um exercício e é diretamente relacionada com a carga utilizada.
Independente do tipo de atividade física, a intensidade pode ser controlada de diferentes maneiras. Na musculação, é possível controlar a intensidade do exercício por meio da quantidade de peso levantado, já na corrida, podemos optar pelo volume de frequência cardíaca como uma das formas de controle.
As mais utilizadas são a Escala Visual Analógica (EVA) e a Escala Visual Numérica (EVN). Através delas, o paciente pode apontar para o profissional de saúde o quão intensa é a sua dor: em um extremo, está a condição sem dor, ou dor "nota zero".
Exercícios leves O gasto calórico normalmente é baixo; Exige mais tempo para treinar, já que os treinos costumam ser mais longos ; Pode ser desestimulante.
A intensidade de treino é ponto importante para promover melhorias e aumentar a resistência, além de prevenir futuras lesões e excesso de treino. Logo, independente do objetivo de cada indivíduo, o ganho e/ou manutenção da força é ponto comum entre eles.
A atividade torna-se moderada quando passa a elevar a frequência de batimentos cardíacos e deixa a pessoa um tanto ofegante. Com isso salta o gasto calórico e se acentuam as vantagens cardiovasculares. Só que já é preciso ter certo preparo dos músculos e das articulações, bem como o acompanhamento de um profissional.
E ainda existe outra forma de mensurar a intensidade do exercício. Um pesquisador da Universidade do Hospital de San Diego, nos Estados Unidos, Dr Vitor Froelicher observou que nunca mensurava a frequência cardíaca durante a corrida. Ele sempre mantinha a corrida em uma intensidade onde a conversação era possível.
Qual a intensidade de exercício físico ideal para você? A intensidade do exercício é tão importante quanto sua frequência. Ilustração: Daniel Almeida/SAÚDE é Vital
A importância do controle da intensidade na Fisiologia do Exercício é enorme e ela é o principal parâmetro para prescrever atividades físicas dentro de intensidades recomendadas. (% da Frequência Cardíaca Máxima). Portanto, é de suma importância que o praticante controle a intensidade do esforço.
Tudo dependerá do seu “ Feeling ” para encontrar a velocidade (intensidade) ideal para a realização do exercício. Após alguns dias de prática, o aluno já conseguirá controlar a intensidade do exercício através da respiração através do Teste da fala descrito acima.
Quais são os países que falam a língua inglesa?
Como se opera vendido na bolsa?
Qual foi o primeiro filho de Noé?
O que são cadeias carbônicas mistas?
Como se classifica o pronome lhe?
Como xadrez se chamava na Pérsia?
Como habilitar imagem no Word?
O que fazer na frigideira de ferro?
Qual a melhor maneira de consumir a geleia real?
O que colocar no shampoo para engrossar o cabelo?
Como envelhecer uma peça de gesso?
Qual a finalidade da gaze de rayon?
Como fazer tônico de gengibre para o cabelo?