“Quando a pessoa carregada encosta em outra que está neutra, ele descarrega a carga na pessoa neutra. O choque ocorre porque ela está distribuindo elétrons para o corpo neutro”, explica o professor do Instituto de Física da USP.
É comum percebermos esse choque quando encostamos em objetos de metal como a porta do carro, o registro do chuveiro, a maçaneta de uma porta, ou quando encostamos em outra pessoa, pois todos são bons condutores de eletricidade que permitem que a corrente elétrica flua no material.
Em teoria, o que acontece é que estamos o tempo todo gerando energia dentro do nosso corpo e a umidade do ar permite que ela flua livremente. Sem as partículas de água no ar, acumulamos tudo na gente e, quando tem algum objeto ou alguém que permite fazer essa energia sair, tomamos os sustos e os dolorosos choques.
Remova a eletricidade estática do seu corpo. Mantenha a pele hidratada. Passe uma loção em si mesmo ao sair do banho e antes de se vestir. A pele seca contribui para a estática, por isso as loções e os hidratantes ajudam a evitar que a eletricidade estática se acumule no seu corpo.
Assim, se quiser diminuir as chances de tomar um choque resultante da eletricidade estática, prefira sapato de couro, tecidos de algodão ou qualquer outro natural. Não é impressão! Com o tempo seco, ficamos mais carregados e tomamos mais choque, sim. O ar seco proporciona acúmulo de eletricidade estática.
15 curiosidades que você vai gostar
A eletricidade usada pelo nosso corpo é produzida a nível celular por meio de uma diferença na concentração de eletrólitos positivos e negativos: o sódio e o potássio, presentes no interior e no exterior das células em suas formas iônicas.
A eletricidade estática é gerada pelo atrito do colchão com o corpo. Ela, por sua vez, eleva a produção do hormônio cortisol. O cortisol é muito importante no nosso dia a dia, especialmente para lidarmos com situações de pressão, mas é prejudicial ao sono. Ou seja, à noite é melhor evitá-lo.
O choque é uma situação que surge quando a quantidade de oxigênio no corpo está muito baixa e toxinas vão se acumulando, podendo causar lesões em vários órgãos e colocando a vida em risco.
Existem três tipos de choque: o choque hipovolêmico, choque séptico e choque cardiogênico.
Quais materiais escolares podem ser reciclados?
Onde surgiu a Revolução Farroupilha?
Onde posso reclamar de um hospital?
Como identificar o alvo de cyberbullying?
Como levar um problema para o chefe?
O que acontece quando faz reclamação no Bacen?
Como se inicia um projeto de intervenção psicopedagógica?
Onde reclamar de barulho de construção?
Quando é porque teve início a prática do voleibol?
Como acompanhar pedido Americanas pelo WhatsApp?
Como deve ser a intervenção psicopedagógico?
Como pegar o valor de um textarea em Jquery?
Como falar com meu defensor público?
Como reclamar no Procon Mercado Livre?