A maioria das produções dos aglomerantes libera CO2 ou seu processo de extração na jazidas gera impacto ambiental. Para minimizarmos os impactos ambientais pode-se usar produtos ambientalmente sustentáveis, reutilizáveis como no caso da escória na fabricação do cp.
Há diversos impactos ambientais associados ao setor, desde a extração de matéria-prima, que gera degradação e alterações nos habitats próximos às fábricas, passando pela emissão de material particulado, causador de muitos problemas à saúde humana, até o macroimpacto gerado na fase de clinquerização, com a emissão de ...
As cimenteiras são responsáveis por cerca de 5% da emissão global de dióxido de carbono (CO2), de fonte antrópica, liberado anualmente na atmosfera. Estima-se que, na produção de uma tonelada de clínquer, seja produzida uma tonelada de CO2, contribuindo em grande parte para o aumento do efeito estufa, segundo estudo.
Dica 3: Reciclar os resíduos Com isso diminui a produção de rejeitos e o seu acúmulo na natureza, reduzindo o impacto ambiental. A reciclagem de resíduos é um ótimo negócio para empresas. A tecnologia tem permitido que vários materiais possam ser agora reciclados e assim gerarem receitas adicionais para as empresas.
Vamos começar:
Como bem colocado por Lucy Rodgers em um recente artigo para a BBC News, a produção de cimento é responsável por cerca de 8% das emissões globais de CO2. A alarmante notícia, que muitos já sabiam de antemão, foi publicada paralelamente à realização da conferência das mudanças climáticas COP24 da ONU na Polônia.
Normalmente, quando se fala em cimento também se fala em concreto. Ambos são materiais indispensáveis na construção civil. ... O cimento é um pó fino, com propriedades aglutinantes, que pode ser utilizado para diversos fins, como na composição de argamassa, reboco de parede, na fabricação de concreto, etc.
O clinquer de cimento Portland é constituído por:
Repensar: Refletir acerca dos impactos ambientais causados pela produção de resíduos. Reduzir: Cortar excessos e diminuir a geração de resíduos. Recusar: Evitar consumo exagerado, trabalhando apenas com o necessário e recusando produtos que causem danos ao meio ambiente.
Produção de cimento: Impactos à saúde e ao meio ambiente Sustentabilidade em Debate - Brasília, v. 3, n. 1, p. 75-96, jan/jun 2012 77 sobre o controle da poluição do meio ambiente provocada por atividades industriais - originou-se de um conflito causado por uma fábrica de ci- mento que gerava problemas de saúde à popula- ção local (Maury, 2008).
Este artigo tem por objetivo mostrar o processo produtivo do cimento identificando seus impactos à saúde humana, desde a extração de matéria-prima, que gera degradação e contaminação da água e do solo, passando pela emissão de material particulado, causador de muitos problemas respirató- rios.
75 Sustentabilidade em Debate Produção de cimento: Impactos à saúde e ao meio ambiente
As matérias-primas necessárias para a produção de cimento (carbonato de cálcio, sílica, alumínio e minério de ferro) são geralmente extraídas de rocha calcária ou argila. Essas matérias-primas são extraídas das minas por meio de detonações. Em seguida, são trituradas e transportadas para a fábrica onde são armazenadas e homogeneizadas.
Como jogar Minecraft com um amigo PC 2021?
Como fazer para mudar o CPF cadastrado no chip?
Tem como mudar o DDD do meu número?
Como reduzir o tamanho de uma xerox?
Como transferir o CRO para outro estado?
Como se iniciou a literatura infantil no Brasil?
Como alterar o DNS do roteador tenda?
Como alterar o DNS do roteador Multilaser?
Como solicitar a mudança do DDD da Oi?
Como mudar o CPF do cadastro do chip da Claro?
Quem livrou Jeremias da morte?
Quais eram as brincadeiras daquele tempo elas ainda existem?
Como mudar COREN de auxiliar para técnico?
Como foi feita a primeira televisão?
Qual o final do filme Sniper Americano?