A maioria das produções dos aglomerantes libera CO2 ou seu processo de extração na jazidas gera impacto ambiental. Para minimizarmos os impactos ambientais pode-se usar produtos ambientalmente sustentáveis, reutilizáveis como no caso da escória na fabricação do cp.
Há diversos impactos ambientais associados ao setor, desde a extração de matéria-prima, que gera degradação e alterações nos habitats próximos às fábricas, passando pela emissão de material particulado, causador de muitos problemas à saúde humana, até o macroimpacto gerado na fase de clinquerização, com a emissão de ...
As cimenteiras são responsáveis por cerca de 5% da emissão global de dióxido de carbono (CO2), de fonte antrópica, liberado anualmente na atmosfera. Estima-se que, na produção de uma tonelada de clínquer, seja produzida uma tonelada de CO2, contribuindo em grande parte para o aumento do efeito estufa, segundo estudo.
Dica 3: Reciclar os resíduos Com isso diminui a produção de rejeitos e o seu acúmulo na natureza, reduzindo o impacto ambiental. A reciclagem de resíduos é um ótimo negócio para empresas. A tecnologia tem permitido que vários materiais possam ser agora reciclados e assim gerarem receitas adicionais para as empresas.
Vamos começar:
Como bem colocado por Lucy Rodgers em um recente artigo para a BBC News, a produção de cimento é responsável por cerca de 8% das emissões globais de CO2. A alarmante notícia, que muitos já sabiam de antemão, foi publicada paralelamente à realização da conferência das mudanças climáticas COP24 da ONU na Polônia.
Normalmente, quando se fala em cimento também se fala em concreto. Ambos são materiais indispensáveis na construção civil. ... O cimento é um pó fino, com propriedades aglutinantes, que pode ser utilizado para diversos fins, como na composição de argamassa, reboco de parede, na fabricação de concreto, etc.
O clinquer de cimento Portland é constituído por:
Repensar: Refletir acerca dos impactos ambientais causados pela produção de resíduos. Reduzir: Cortar excessos e diminuir a geração de resíduos. Recusar: Evitar consumo exagerado, trabalhando apenas com o necessário e recusando produtos que causem danos ao meio ambiente.
Produção de cimento: Impactos à saúde e ao meio ambiente Sustentabilidade em Debate - Brasília, v. 3, n. 1, p. 75-96, jan/jun 2012 77 sobre o controle da poluição do meio ambiente provocada por atividades industriais - originou-se de um conflito causado por uma fábrica de ci- mento que gerava problemas de saúde à popula- ção local (Maury, 2008).
Este artigo tem por objetivo mostrar o processo produtivo do cimento identificando seus impactos à saúde humana, desde a extração de matéria-prima, que gera degradação e contaminação da água e do solo, passando pela emissão de material particulado, causador de muitos problemas respirató- rios.
75 Sustentabilidade em Debate Produção de cimento: Impactos à saúde e ao meio ambiente
As matérias-primas necessárias para a produção de cimento (carbonato de cálcio, sílica, alumínio e minério de ferro) são geralmente extraídas de rocha calcária ou argila. Essas matérias-primas são extraídas das minas por meio de detonações. Em seguida, são trituradas e transportadas para a fábrica onde são armazenadas e homogeneizadas.
Como marcar a prova de Arrais?
Quanto custa uma passagem do Brasil para Islândia?
Como funciona o código de cores para resistores?
O que é inscrição por deslocamento?
O que acontece na retroalimentação negativa?
O que se estuda em um curso Técnico em Meio Ambiente?
O que acontece de diferente no coração de um atleta?
Quais são as fontes de custeio da Seguridade Social?
Quais são os critérios utilizados para realização das compras?
Como imprimir o texto em etiquetas?
Pode ser descontado 6% vale combustível?
Como funciona a semipresencial?
O que faz o cérebro funcionar?
Como fazer depósito de cheque no Banco do Brasil?
Como oferecer desconto progressivo?
Como é feito o desmame da intubação?