A princípio, sim. Mas pode muito bem ser o congelado. O importante é que ele seja apenas peixe, sem tempero, sem estar empanado. Vira almoço, petisco e jantar – vale hambúrguer frito, bolinho salteado, almôndega ou isca assada, filé grelhado, posta no papillote e até pastinha no sanduíche.
Descongele o peixe, já que a tilápia é amplamente vendida nos supermercados congelada, e polvilhe sal e coentro a gosto. Depois, passe o peixe na farinha de trigo e tire o excesso. Esquente o óleo e frite os peixes na frigideira. Fácil e sem segredo, seu peixinho fica pronto rapidamente.
Depois de descongelados pegue-os delicadamente para não despedaçarem e seque-os com papel toalha. Passe os filés primeiro nas claras em neve, depois numa só mistura das duas farinhas a de trigo e a de rosca. Coloque para fritar numa frigideira alta no óleo bem quente. Evite ficar mexendo, senão pode despedaçar.
Independente do tipo de peixe escolhido, após ele ser devidamente descongelado, ele já pode ser preparado da forma que você preferir, pode ser cozido, assado, grelhado entre diversas outras formas.
Basta colocá-lo em um saco hermético (ou em alguma embalagem bem lacrada) e deixá-lo imerso num recipiente com água fria por aproximadamente 2 horas. Caso o peixe flutue sobre a água, coloque algum peso por cima para que ele fique completamente submerso.
As melhores opções são arenque, merluza, badejo e sardinha. Entre os salmonídeos, prefira peixe branco, salmão vermelho e salmão do Atlântico.
Passe no amido apertando os pedaços de peixe para que o amido fique bem firme. Frite em óleo quente. Dica: coloque um fósforo no óleo e assim que ele acebder está bem quente para fritar. Coloque o peixe em papel toalha após fritar para ficar mais sequinho.
Separe uma assadeira que caiba no seu freezer. Coloque todos filés assim, um do lado do outro na assadeira, não vale colocar um em cima do outro, heim!!! Leve ao freezer até que eles já estejam congelados.
Basta colocá-lo em um saco hermético (ou em alguma embalagem bem lacrada) e deixá-lo imerso num recipiente com água fria por aproximadamente 2 horas.
Lembre-se de que cozinhar o peixe congelado sem descongelá-lo leva o dobro do tempo exigido na receita. Experimente novas marinadas e temperos. Diferentemente da carne vermelha, a maioria dos peixes pega o sabor da marinada depois de apenas cinco a 15 minutos, o que facilita a tarefa de dar sabor e temperar mesmo ao prepará-lo congelado.
Peixe frito é aquela delícia que lembra praia e combina com vários acompanhamentos. Mas ao preparar em casa, muitas vezes o peixe pode ficar molenga, muito seco ou com gosto de óleo. Para você não errar na receita e aprender como fritar peixe da maneira certa, o chef e consultor do Sabor das Índias, Henrique Escábia, tem todas as dicas.
O chef, entretanto, tem uma outra dica: "O que eu gosto bastante é passar o peixe após temperar somente na farinha de trigo mesmo, típico de barraca de praia. Também é uma boa opção caso não tenha uma farinha mais crocante". Mas nem pense em guardar o peixe já empanado para fritar depois.
De acordo com Henrique, o melhor é o peixe fresco. Vale também tomar outros cuidados para valorizar o prato. "Opte por peixes frescos, preparações simples e sem carregar muito nos temperos ou acompanhamentos para não encobrir o sabor delicado da maioria dos peixes" Também cuidado ao manusear o peixe na hora do preparo.
Quantos agachamentos tem que ser feito por dia?
Qual o prazo para a seguradora pagar um sinistro?
Quantos dias dura uma coalhada fresca?
Quem é o mais fraco de One Piece?
O que faz com que João Pessoa seja uma das cidades mais verdes do Brasil?
O que são grandezas inversamente proporcionais dê exemplos?
Qual é o significado da palavra SBT?
Como formatar parágrafos no Word?
Quais horários o Uber fica mais barato?
Qual a identidade cultural brasileira?
Qual a diferença entre alfabetização e letramento na educação infantil?
É possível pegar DST sem Penetracao?