O recomendado é comer com a casca para aproveitar o alto teor de fibras. Vale salientar que a ameixa não faz mal, mas alguns modos de consumo podem gerar efeitos indesejados.
Você pode comer a fruta pura, colocar em sucos, iogurte, mousses, vitaminas, tortas, doces e gelatinas. A ameixa é uma ótima pedida para qualquer horário do dia. A nutricionista Carolina Baliere listou outros benefícios da fruta para saúde.
Contraindicação. A ameixa seca contém mais elevadas concentrações de oxalatos que podem se acumular e favorecer a formação de cálculos nos rins e na vesícula, considerando que a maior parte consiste em cristais de oxalato de cálcio.
Uma forma fácil de consumir esta fruta, aumentando a quantidade de fibras da dieta, é bater no liquidificador ameixa seca com granola, cereais e iogurte.
“Pegue as cascas da ameixa e coloque em um recipiente com água. Põe para ferver até a água ficar com uma coloração avermelhada. Após esfriar, coe para retirar as cascas e guarde a água, para tomar duas ou mais vezes ao dia. Sua utilidade é no tratamento de inflamação e cicatrização de ferimentos.”
As cascas e folhas secas da aroeira são utilizadas contra febres, problemas do trato urinário, contra cistites, uretrites, diarréias, blenorragia, tosse e bronquite, gripes e inflamações em geral. ... Emprega-se também contra a blenorragia, bronquites e doenças das vias urinárias.
Picar as ameixas secas e colocá-las em uma xícara com água. Depois cobrir a xícara e deixar repousar durante toda a noite. Na manhã seguinte, tomar somente a água, aproveitando a ameixa para outra receita. Esta água também é uma boa opção para dar para soltar o intestino do bebê.
Embora a ameixa seja uma fruta macia, ela só é boa para o consumo enquanto está firme, com aparência fresca e cor viva, sem partes moles, manchadas ou machucadas.
Contraindicação. Ameixas secas contêm oxalato (11 mg em 5 unidades), o que pode ser um problema para quem forma cálculos renais (80% deles são de cristais de oxalato de cálcio).
De acordo com a nutricionista, a melhor forma de consumir a ameixa é in natura, e há uma quantidade para cada tipo. Recomenda-se de uma a duas unidades de ameixa verde, vermelha ou preta por dia. Quanto à ameixa amarela, recomenda-se uma média de dez unidades e, a ameixa seca, de três a quatro unidades.
Este ácido graxo funciona como o principal combustível para as células do intestino e contribui para manter o cólon saudável. Além das fibras, a ameixa contêm sorbitol, um laxante natural, que ajuda a reter água amolecendo as fezes.
Ameixas desidratadas são um petisco saudável e cheio de nutrientes para completar qualquer refeição. Porém, desidratar ameixas em casa demora um pouco. Você pode usar um desidratador ou um forno para fazer a receita. Depois, armazene as ameixas corretamente. Quando quiser usá-las, elas podem dar mais sabor a vários pratos.
A ameixa (fresca e seca) tem sido objeto de várias pesquisas por seu elevado conteúdo de fitonutrientes, como ácido neoclorogênico e ácido clorogênico, que fazem parte do grupo dos polifenóis.
Quanto ganha um caminhoneiro com seu próprio caminhão?
Qual melhor exercício para diminuir celulite?
O que está em alta na decoração 2022?
Qual é a primeira opção terapêutica para prevenção secundária do AVC?
Estou amamentando e estou com muita cólica pq fazer?
O que são as relações de poder?
O que devo comer para substituir o almoço?
Quantas impressões faz um cartucho HP 667?
Quais famosos fazem aniversário em novembro?
O que plantar em março e abril?
Qual a definição de estabilidade de medicamentos?
O que é preciso para registrar um estatuto em cartório?
Quais são os Pokémons mais fortes do Pokémon GO 2021?