Sim, podemos começar uma frase com a conjunção e. De entre os vários contextos de utilização desta conjunção coordenativa, Maria Helena de Moura Neves refere, na Gramática de Usos do Português, que as frases ou enunciados podem ser também os elementos coordenados por e: «Nada mais o atingia.
É regra da colocação pronominal, não começar frase com pronome oblíquo átono (me, se, te, a, o, lhe, nos, vos, as, os, lhes), deve-se começar a frase com o verbo e o pronome se colocado na sequência.
Desde os tempos de antanho aprendemos que não devemos iniciar frase com conjunção. O que aprendemos é que as conjunções servem para unir frases, coordenadas ou subordinadas. O mas , no caso, é uma conjunção adversativa, que tem sido usada com sentido distorcido.
Frases para iniciar uma introdução“Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”“Muito se discute a importância de …”“Pode-se afirmar que, em razão de …”“Observando o cenário…”“É de conhecimento geral que…”“Em face do cenário atual…”“Segundo a pesquisa…”“Tendo em vista que…”.
Há muitas frases como a apresentada no dia a dia: "te telefono", "te amo", "te pego mais tarde", etc, etc, etc. O problema de todas elas é a colocação pronominal, pois não se pode começar frase com pronome oblíquo átono (me, te, se, o, a, lhe, nos, vos, os, as, lhes).
15 curiosidades que você vai gostar
Caso o verbo termine em -r, -s ou -z, essas consoantes são suprimidas e o pronome assume a forma “lo”, “la”, “los” ou “las”: Deve comprá-lo amanhã. → Mesóclise: aparecem no meio do verbo quando o verbo está no futuro (do presente ou do pretérito), quando não há motivos para usar-se a próclise ou a ênclise.
A ênclise às vezes pode causar uma formalidade extrema e um ar de artificialidade ao discurso. Uma alternativa intermediária seria o uso de pronomes retos (eu, tu, ele, nós, vós, eles) no início das frases, justificando a próclise (fenômeno de colocação em que o pronome vem antes do verbo). Exemplo: Eu te amo!
Palavras e frases para começar uma redaçãoPode-se afirmar que, em razão de…Ao analisar o (a,os,as)…Em virtude do cenário atual, em vista da atual situação…Percebe-se que…Comenta-se, com frequência, a respeito de…Convém lembrar…É indiscutível que, é inegável que …Levando-se em consideração os aspectos…
Crase no início de frase
Não há regras que impeçam o uso de crase no início de frases. Por isso, a atenção ao seu uso é apenas nas regras de aplicação gerais do acento grave.
Os tipos de frases são cinco: exclamativas, declarativas, imperativas, interrogativas e optativas. A intencionalidade do discurso é manifestada através dos diferentes tipos de frases. Para tanto, os sinais de pontuação que as acompanham auxiliam para expressar o sentido de cada uma delas.
Uso do que
Início de frase: introduz pergunta ou indica intensidade. Meio de frase: faz referência a algo/alguém de que/quem já se falou em algum momento anterior. Exemplos: Que estrondo foi esse? (função de pronome interrogativo)
Este artigo foi visualizado 20 008 vezes. “Portanto” é uma conjunção adverbial que pode ser usada como transição entre frases e parágrafos. Ela mostra causa e efeito entre duas orações separadas, por isso não pode ser empregada no começo de um parágrafo ou como parte de uma sentença independente.
É, sim, possível começar um período com preposição que introduz um complemento circunstancial. Colocado no início da frase, esse termo aparece isolado por vírgulas.
O pronome se será reflexivo, quando o sujeito praticar a ação sobre si mesmo; será reflexivo recíproco, quando um elemento praticar a ação sobre outro, e o outro praticar a ação sobre o "um". Geralmente o pronome se complementa verbo transitivo direto; raramente, verbo transitivo indireto.
O uso do pronome relativo “quem”
Esse pronome refere-se a um termo, que pode ser um substantivo ou pronome, chamado de “termo antecedente”, substituindo-o no início da oração seguinte, que obrigatoriamente estará subordinada à primeira.
Percebeu como as palavras grifadas modificam os sentidos dos verbos? Essa é função do advérbio! Essa função é tão evidente, que os advérbios podem transformar uma frase inteira. Nesses casos, estará no início ou no final da frase, de preferência separado por vírgula.
5 dicas simples sobre o uso da craseA crase deve ser empregada apenas diante de palavras femininas. ... Lembre-se de utilizar a crase em expressões que indiquem hora. ... Antes de locuções adverbiais femininas que expressam ideia de tempo, lugar e modo. ... A crase, na maioria das vezes, não ocorre antes de palavra masculina.
A crase não deve ser empregada junto a numerais cardinais ou ordinais, exceto em casos especiais. Nas orações em que aparece um termo regido pela preposição "a" acompanhado de numerais, o acento grave indicativo da crase é dispensado.
1) Antes de palavras masculinas (em que se usa o artigo definido masculino “o”): Aquela loja não vende a prazo. Aos sábados, costumo andar a cavalo na fazenda. 2) Antes de verbos, pronomes pessoais, pronomes indefinidos, pronomes demonstrativos, artigos indefinidos e plural genérico (em que não se usa nenhum artigo):
Ligação entre os parágrafos do desenvolvimento:Além disso …Outro fator existente …Outra preocupação constante …Ainda convém lembrar …Por outro lado …Porém, mas, contudo, todavia, no entanto, entretanto …
O Blog de RedaçãoApresento, aqui, algumas frases que podem ajudar, para iniciar o desenvolvimento. ... Ao se examinarem alguns ..., Verifica-se que ... . ... Em consequência disso, vê-se, a todo instante, ...Alguns argumentam que .... . ... Outros, porém, ..... . ... Antigamente, quando ... , percebia-se que ...
O primeiro elemento do parágrafo deve ser um tópico frasal. Isso significa que é preciso iniciar o parágrafo de desenvolvimento com uma afirmação do que você se propõe a fazer como objetivo do parágrafo. Por exemplo: “O acesso das crianças à internet e às redes sociais ocorre de maneira cada vez mais precoce”.
Os pronomes pessoais da língua portuguesa seguem o mesmo padrão: os que desempenham a função de sujeito (eu, tu, ele, nós, vós, eles) são os pessoais do caso reto, e os que normalmente têm a função de complementos verbais (me, mim, comigo, te, ti, contigo, o, os, a, as, lhe, lhes, se, si, consigo, nos, conosco, vos e ...
Gramática. Os pronomes pessoais oblíquos são aqueles que se referem às pessoas do discurso tendo função de complemento (e não de sujeito) na oração. Quando as pessoas do discurso (1ª, 2ª ou 3ª pessoa do singular ou do plural) são o sujeito da oração, trata-se do pronome pessoal reto (eu, tu, ele, nós, vós, eles).
Quando os verbos apresentarem as terminações -r, -s ou -z, os pronomes o, os, a, as assumirão as formas -lo, -la, -los, -las: Poderíamos comprá-los. O dever de casa, Carlos fê-lo com atenção. Buscamo-la logo após à nossa chegada.
Pode subir na placa de Hollywood?
Quais são os produtos isentos de registro na Anvisa?
Quem são os filhos de Tiririca?
Como verificar desvio de chamada?
Como são classificados os tipos de alimentos?
Qual é a característica fundamental do ceticismo?
Qual o limite máximo de idade para entrar no Exército?
Qual o princípio ativo do Aldactone?
O que é citação e quais os seus efeitos?
Onde está escrito na Bíblia que não recebemos porque não sabemos pedir?
Quanto um cabeleireiro pode ganhar por mês?
Quantas horas trabalha um PRF?
Quando e as Cavalhadas de Pirenópolis?
Quem está no topo da cadeia alimentar?
Quantos litros de água precisa para irrigar 1 hectare?