No sistema digestivo humano, o alimento ingerido percorre vários órgãos, como a boca, a faringe, o esôfago, o estômago, os intestinos delgado e grosso e, por fim, o ânus. Nesse processo, a comida sofre transformações mecânicas e químicas até que esteja preparada para ser absorvida pelas células.
O quimo é uma massa formada no estômago, um órgão alargado que se localiza logo abaixo do esôfago. É no estômago que o alimento – chamado nesse estágio de bolo alimentar – é submetido à ação do suco gástrico, composto por, entre outras substâncias, enzimas, água, sais minerais e ácido clorídrico.
A pepsina, a principal enzima do estômago, atua na transformação das proteínas, intensificando a digestão química, que continuará no intestino. O suco alimentar resultante da digestão gástrica é denominada quimo; por isso, a digestão gástrica é também denominada quimificação.
Boca: o orifício de entrada do tubo digestório. É nela que a digestão se inicia, com a mastigação e deglutição realizada pelos dentes e a língua. Faringe: canal com cerca de 14cm de comprimento que liga a boca ao esôfago, responsável pela passagem de alimento.
O quilo é formado no intestino delgado após o quimo sofrer as ações das substâncias lançadas nesse órgão. Nesse local, o quimo é modificado pelo suco entérico, pelo suco pancreático e pela bile. O suco entérico é produzido pelo próprio intestino.
No estômago, onde ocorre produção de suco gástrico, a pepsina (outra enzima), em meio ácido (presença de ácido clorídrico), inicia a "quebra" das proteínas. Do estômago, o bolo alimentar passa ao intestino delgado, onde será banhado por sucos digestivos produzidos pelo pâncreas, pelo fígado e pela parede do intestino.
Os produtos alimentares são levados pelo sangue a todas as partes do corpo. Depois de bem mastigados, os alimentos sofrem um conjunto de alterações, na sua passagem através de vários órgãos, e vão sendo transformados em partículas cada vez mais pequenas, capazes de passarem para o sangue.
Nessa região, grande parte da água existente no bolo alimentar também é absorvida. Os restos alimentares não digeridos chegam ao intestino grosso, onde continua ocorrendo a absorção de água, e são formadas as fezes pastosas que saem do corpo através do ânus.
Como elaborar um manual de procedimentos operacionais?
Quando usar a palavra observação?
Como se escreve o número 19 em algarismo romano?
O que é onomatopeia de exemplos?
Como conjugar o verbo ver no futuro?
Como escreve a palavra obstruído?
Como lavar o jaleco da Dra chérie?
Como instalar Linux Ubuntu Desktop?
Como jogar Call of Duty no teclado?
Como usar escova de lavar o rosto?
Qual a influência do cristianismo na sociedade?
Qual é o foco narrativo do livro O Mistério do 5 estrelas?