Os anfíbios são os animais que vulgarmente chamamos de sapos, rãs, pererecas, carrascos, salamandras, tritões e cobras-cegas ou cecílias. Todos estes fazem parte da Classe Amphibia, que é dividida em três Ordens.
Já foram descritas mais de 6.000 espécies de anfíbios, que são divididas em três ordens: Gymnophiona, que são as cobras-cegas ou cecílias; Urodela, composta pelas salamandras; e Anura, que inclui os sapos, as rãs e as pererecas.
Anfíbios
Salamandras são animais pertencentes ao grupo dos urodelos, pois possuem cauda.
Os répteis pertencem ao filo dos cordados e seus representantes mais conhecidos são lagartos, serpentes, crocodilos, jacarés, tartarugas e jabutis, que formam a classe Reptilia. ... Os animais mais antigos dessa classe são chamados de cotilossauros. Eles assemelhavam-se às tartarugas, mas não tinham carapaça.
Esses animais de vida dupla podem ser classificados em três ordens que levam em consideração sua anatomia: Anura (sapos, rãs e pererecas), Urodela ou Caudata (salamandras e tritões) e Gymnophiona ou Ápoda (cecílias ou cobras-cegas).
São exemplos de répteis: tartaruga, jabuti, cágado, cobra, serpente, jacaré, crocodilo, camaleão, iguana e lagarto.
Os sapos são anfíbios que pertencem à Ordem Anura assim como as rãs e as pererecas.
Porém, a maior parte das espécies ainda depende do ambiente aquático. Os anfíbios compõem uma classe de animais do Filo dos Artrópodes. Entretanto seus representantes mais conhecidos são os sapos, rãs e pererecas. Todavia, há outros grupos de anfíbios menos conhecidos (mas, bastante interessantes), como as salamandras e as cecílias.
Os anfíbios são animais que se caracterizam por ter a pele úmida, o que é essencial para as trocas respiratórias, e por não possuir escamas. Eles destacam-se como os primeiros vertebrados a conquistarem o ambiente terrestre, apesar de ainda precisarem viver em um ambiente úmido. Esses seres vivos podem ser classificados em três grupos: Anuros, ...
O habitat dos anfíbios não é de exclusivamente terrestre. Apesar das estruturas que permitiram a adaptação desse grupo ao ambiente terrestre, os anfíbios permanecem restritos a ambientes úmidos ou aquáticos. O principal fator responsável por essa restrição é a pele, que é delgada e não possui estruturas que impeçam a perda de água.
Com isso, houve drástica redução do número de anfíbios e grande proliferação de répteis. A principal diferença entre os anfíbios e os répteis está no fato de que os répteis conseguiram sua independência da água para reprodução.
Como o cigarro afeta o processo respiratório?
Qual é o posicionamento de mercado?
É possível se apaixonar por alguém a distância?
Como o clima determina onde são encontrados os principais biomas?
Porque o caderno pode ser um confidente fiel?
Como interpretar o índice de Shannon?
Como o clima influencia na vida cotidiana das pessoas?
Como identificar os tipos de clima organizacional?
Quais são as estratégias essenciais para aprendizagem da leitura?
Como pode ser a projeção ortogonal de uma reta sobre o plano?
O que é uma composição visual?
O que provoca a poluição da água?
Como inverter um gráfico de barras?
Quanto ao seu movimento a articulação do ombro pode ser classificada como articulação?
Como calcular a razão de semelhança de triângulos?
Como medir a capacidade em litros de um microondas?