Existem diversas causas para a perda de memória, sendo que a principal é a ansiedade, mas também pode estar associada a diversas condições como a depressão, alterações do sono, uso de remédios, hipotireoidismo, infecções ou doenças neurológicas, como doença de Alzheimer.
Em pessoas com perda de memória, sintomas específicos são causa de preocupação:
A ansiedade é a principal causa de perda de memória em todas as faixas etárias, principalmente em jovens. Nesta condição, ocorre ativação de múltiplas regiões cerebrais e aumento da atenção e hipervigilância a estímulos ameaçadores, levando a lapsos de memória por desatenção e falta de concentração.
Quando há mesmo uma causa, entre as mais comuns estão estresse, depressão, diabetes, falta de vitamina B12, apneia do sono por conta da falta de oxigenação correta do cérebro, transtorno de ansiedade e até o uso de medicamentos.
Esse problema pode ser tratado com terapia ou atividades como meditação, yoga, e exercícios físicos. Na ansiedade, caso o quadro de seja mais grave, é importante realizar o tratamento com um psiquiatra, que pode receitar ansiolíticos para tratar o transtorno corretamente.
A perda de memória pode acontecer por diversos fatores, e a maioria é prevenível ou reversível. Entre as causas principais está a ansiedade, que pode estar associada a condições como depressão, alterações do sono, uso de remédios, hipotireoidismo, infecções ou doenças neurológicas, como Alzheimer.
A perda de memória é muitas vezes o sintoma mais óbvio. Pessoas com deficiência cognitiva leve têm dificuldade em lembrar de conversas recentes e podem esquecer compromissos ou eventos sociais importantes, mas eles normalmente se lembram de eventos passados. A atenção e a capacidade de executar tarefas diárias não são afetadas.
Em muitos casos, pode ser reversível com o tratamento. Por exemplo, a perda de memória por medicamentos pode ser resolvida com uma mudança na medicação. Os suplementos nutricionais podem ser úteis contra a perda de memória causada por uma deficiência nutricional.
Contudo, há uma diferença entre perda de memória leve devido ao envelhecimento normal e a perda de memória progressiva ou extrema, devido a doenças tais como Alzheimer. A perda de memória pode começar repentinamente ou aproximar-se lentamente.
Quanto custa para abrir uma perfumaria pequena?
Qual a pressão da água da rua Sabesp?
Como limpar o celular memória?
Como colocar a notificação do WhatsApp na tela?
Pode usar desmaia cabelo todo dia?
Como funciona o tempo de entrega dos Correios?
O que é aceleração resultante?
Qual é a melhor forma de depilar a virilha?
Em que período a arte está mais espiritual?
O que muda na Resolução ANTT 420 2004 com a publicação da Resolução ANTT 5232 2016?
Para que serve Amoxicilina Clavulanato de potássio 500mg 125?