O exame de ressonância magnética é usado na análise de doenças cardíacas, abdominais, cervicais, neurológicas e ortopédicas. É um exame indolor de diagnóstico por imagem que possui uma grande precisão, e produz imagens em 2D e 3D dos órgãos, com alta definição.
A máquina de ressonância magnética tem um grande ímã que interage com nosso corpo por meio de campos magnéticos e pulsos de radiofrequência. Assim, cria imagens em alta definição em três planos: horizontal, vertical e com o corpo dividido em camadas.
O equipamento de Ressonância Magnética funciona através da criação de campos magnéticos e pulsos de radiofrequência. Na máquina, há um grande ímã que, ao interagir com nossas moléculas, cria imagens de alta definição dos órgãos e outros tecidos. O formato cilíndrico do equipamento permite imagens em mais de um ângulo.
No que tange às diferenças de precisão entre os dois exames, podemos dizer que, em alguns tecidos, a ressonância magnética é capaz de produzir um maior grau de detalhamento em relação à tomografia. Isso pode ser extremamente relevante na identificação de patologias do cérebro, por exemplo.
Com o exame de Ressonância Magnética do Crânio (Encéfalo) podem ser diagnosticados aneurismas e anormalidades vasculares, acidentes vasculares cerebrais (AVC) e tumores. O exame também permite o estudo da evolução de condições degenerativas como a esclerose múltipla.
A indicação de ressonância magnética visa examinar praticamente todas as regiões do organismo, tais como: Todo exame deve ser solicitado por um médico que justificará a indicação de acordo com sinais, sintomas e testes anteriores do paciente. Como funciona a ressonância magnética?
A RMN permite também aos neurocirurgiões definir a anatomia do cérebro e avaliar a integridade do sistema nervoso central após um traumatismo. A ressonância magnética da coluna é um exame que serve para auxiliar o médico no diagnóstico e avaliação da resposta aos tratamentos estabelecidos em distintas patologias (ou doenças).
O radiologista explica que a ressonância magnética obtém imagens nítidas sem utilizar radiação ionizante – empregue na tomografia computadorizada (TC) e no raio X – e, portanto, é mais adequada para crianças, gestantes e indivíduos que necessitam fazer muitos exames de imagem.
Na sala de ressonância magnética não é permitida a presença de metal, uma vez que o campo magnético produzido pelo aparelho atrai o metal e tal distorce os resultados do exame. Caso lhe seja marcada uma ressonância magnética informe o seu médico se possui:
Como ocorre o processo de vômito?
Como reconquistar seu ex por mensagem?
Como ver seus sites favoritos?
O que é um processo do sistema operacional?
Como deve ser contabilizado um Funrural?
Como faço para ver as vagas que me candidatei no LinkedIn?
Como funciona um pedido de divórcio?
Como pegar o certificado de menção honrosa da OBMEP online?
O que posso fazer para vender na feira?
O que devo fazer para reconquistar a mulher amada que está magoada?
Quanto tempo leva para sair o cheiro de verniz?
Como acessar câmeras de segurança Intelbras pelo celular?
O que fazer quando não sabe o E-mail do Facebook?
Onde está passando a live da Marília Mendonça?
O que fazer quando recebe notificação de suspensão CNH?
O que se pode fazer com o Photoshop?