Algumas estratégias para o controlo da fome de origem emocional são:
Fome emocional
Conhecido como fome emocional, o quadro está ligado justamente a fatores como ansiedade e estresse. Mas, diferentemente da fome física, essa conduta pode ser evitada. E deve, já que comer quando o corpo não precisa mais de alimentos pode ocasionar em problemas à saúde.
Quando o cérebro recebe uma mensagem do estômago avisando que está com fome, ele nem imagina que a origem daquele sinal veio do sistema emocional ou cognitivo, fruto de uma ansiedade. Os doces e salgados nada saudáveis se tornam, então, muletas para enfrentar a frustração do momento, mas eles podem ser evitados.
10 estratégias para não descontar a ansiedade na comida
– Pratique exercícios físicos, que combatem a ansiedade, a causa da fome emocional. – Consuma alimentos ricos em triptofano, um precursor da serotonina presente em lentilhas, cereais e derivados do leite. – O cacau também está associado à queda de cortisol. Mas precisa ser chocolate 70%, e não ao leite, diz Aline.
Fome física X emocional Já a fome psicológica (ou emocional) é sentida de forma súbita e tem urgência em ser sanada. A fome física pode ser satisfeita com qualquer tipo e quantidade de alimento. Já a emocional, não. Ela tende a causar desejos muito específicos como pizza, sorvete, chocolate e muitos outros.
Sinais comuns de fome podem ser: sensação de estômago vazio ou roncando, queda de energia, sono, irritação, dor de cabeça, entre outros. Por isso, é importante saber como seu corpo reage.
Portanto, a ansiedade é um dos fatores que apresentam relação direta com a compulsão alimentar, pois os estímulos ansiosos para a comida, aos poucos, tornam-se um hábito. Muitas vezes, o ato de comer compulsivamente resulta de quadros associados à fome emocional, que surge de repente e a pessoa se vê dominada por ela.
10 estratégias para não descontar a ansiedade na comida
A Fome Emocional não é um transtorno, mas sim um comer transtornado que tem um fundo psicológico ou comportamental. Quem sofre com o problema procura na comida uma forma de encontrar sensações agradáveis, se livrar de sentimentos ruins, buscar alívio e conforto.
Diferença de Fome Física e Fome Emocional A Fome Física é aquela fome que geralmente é sentida fisicamente e aparece de forma gradual. Ou seja, devido à necessidade fisiológica, a pessoa sente a barriga roncar, fica irritada, pode sentir dores de cabeça e se sentir fraca.
A Fome Emocional é ainda um grande vilão do emagrecimento pois a alimentação impulsiva acaba se tornando um hábito. Esse comer sem de fato precisar pode, ao longo do tempo, fazer com que a pessoa fique com excesso de peso, podendo desenvolver até mesmo a obesidade.
Qual a diferença entre energia limpa e energia renovável?
O que precisa na bandeja de curativo?
Quais são os tipos de recurso no processo civil?
Qual a marca de celular mais vendida no mundo em 2021?
Qual a idade mínima para fazer laqueadura pelo SUS?
Como enviar link de pagamento pelo WhatsApp?
Quanto tempo Lili e cole namoram?
O que é mais fácil de tocar violão ou cavaquinho?
O que é higienização simples das mãos?
Quando identificar o condutor?
Quem são os povos originários da América Latina?
Quais os primeiros sinais de infarto?
Para que serve a tecla de atalho F5?
Como se calcula o valor do kWh da conta de luz?
Quantos PPI tem um monitor de 32 polegadas?