Química. Um carbono assimétrico ou quiral é um átomo de carbono que está ligado a quatro grupos diferentes entre si. ... Além disso, um modo de verificar se ela é assimétrica é estudando sua estrutura detalhadamente para ver se ela possui, pelo menos, um carbono assimétrico.
É chamado de carbono quiral ou carbono assimétrico o átomo de carbono que se liga à quatro ligantes diferentes. ... Ele é geralmente representado por C* . No caso de moléculas com apenas um centro quiral, a mudança de posição dos ligantes levará a um enantiômero da molécula original.
A isomeria óptica está ligada ao fato de a molécula orgânica ser assimétrica. Na maioria das vezes a assimetria da molécula é identificada por meio da presença de um carbono assimétrico ou quiral, isto é, carbonos que possuem os quatro ligantes diferentes entre si.
A forma mais simples de estabelecer a assimetria de uma molécula é identificando a presença de um carbono assimétrico (indicado pelo asterisco na imagem a seguir), que é um carbono que possui quatro ligantes diferentes. A presença de um carbono assimétrico possibilita a existência de duas moléculas diferentes.
a) Identificação de um carbono quiral em cadeia aberta
Todos os 20 aminoácidos existentes são α-aminoácidos, ou seja, o grupo amina e o grupo carboxila estão ligados ao mesmo carbono (carbono alfa).
É por isso que o carbono assimétrico também é chamado de carbono quiral, sendo que essa palavra origina-se de khéir que em grego significa mão. Um exemplo de molécula assimétrica é a talidomida, cuja estrutura é mostrada a seguir: O ponto localizado com um asterisco (*) corresponde a um carbono assimétrico, pois ele possui quatro ligações ...
Esse tipo de carbono é chamado de “assimétrico” porque não admite um plano de simetria e é denominado também “quiral” porque essa palavra vem do grego khéir, que significa mão. Quando colocamos uma de nossas mãos em frente ao espelho, a imagem reflete exatamente a mão oposta.
Na estrutura acima, somente o carbono em preto é assimétrico, todos os outros carbonos possuem pelo menos dois ligantes iguais, sendo átomos de hidrogênio. Esse tipo de carbono é chamado de “assimétrico” porque não admite um plano de simetria e é denominado também “quiral” porque essa palavra vem do grego khéir , que significa mão .
Um exemplo de molécula assimétrica é a talidomida, cuja estrutura é mostrada a seguir: O ponto localizado com um asterisco (*) corresponde a um carbono assimétrico, pois ele possui quatro ligações covalentes que são feitas com diferentes átomos ou grupos de átomos.
O que é uma empresa pública Exemplos?
O que é cessão de crédito no direito civil?
Para que serve suco de uva natural com sucupira?
Como saber o Hertz da minha TV?
Qual é o primeiro país mais sedentário do mundo?
O que é padronização e quando ela é necessária?
Quais os cachorros mais fortes do mundo?
Qual o valor para depósito sem identificação?
São opções de visualização dos dados?
Pode comer pipoca de microondas todo dia?
O que acontece com o corpo quando estamos com fome?
Como saber se foi aprovado no bolsa do Povo?