As despesas antecipadas são aquelas pagas ou devidas com antecedência, mas referindo-se a períodos de competência subseqüentes. As despesas do exercício seguinte serão apresentadas no balanço pelas importâncias aplicadas, diminuídas das apropriações efetuadas no período, de forma a obedecer ao regime de competência.
Exemplos de despesas antecipadas
No Brasil, de modo geral, o aluguel é pago no mês seguinte à entrada do inquilino no imóvel. ... O aluguel de três meses pago no ato do fechamento do contrato é, então, uma despesa antecipada.
As despesas antecipadas são listadas no balanço patrimonial como um ativo circulante até que o benefício da compra seja realizado. Despesas diferidas, também chamadas de encargos diferidos, se enquadram na categoria de ativos de longo prazo.
Por se tratar de um gasto que não está diretamente ligado à operação, o adiantamento se enquadra como uma despesa administrativa e deve ser contabilizada como tal. Assim, a equipe financeira consegue se organizar e entender para onde o dinheiro foi em meio a outros pagamentos.
Despesas diferidas são aquelas que, embora incorridas no período de apuração, devam ser registradas em conta do ativo permanente, subgrupo diferido, para apropriação ou amortização em períodos de apuração futuros. ... São exemplos de despesas diferidas: despesas pré-operacionais, despesas pré-industriais etc.
35 curiosidades que você vai gostar
As denominadas "Receitas Diferidas" representam montantes que vão gerar um passivo para uma prestação de serviço futuro, ou a entrega posterior de bens. Portanto, devem ser registradas, contabilmente, em conta do Passivo (Circulante ou Não Circulante, de acordo com o prazo de realização).
Classificam-se no ativo diferido as aplicações de recursos em despesas que contribuirão para a formação do resultado de mais de um exercício social. ... As despesas pagas antecipadamente correspondem, normalmente, à contraprestação de serviços ainda não realizados, pelo menos parcialmente, pelo fornecedor de tais serviços.
Como contabilizar reembolso a funcionários?Defina se a despesa é reembolsável. ... Realize o lançamento em conta de ativos. ... Sempre solicite a nota fiscal dos produtos. ... Crie um recibo de reembolso de despesas.
Para tanto, recomenda-se lançar o adiantamento na conta "Adiantamentos para Despesas com Viagens" do grupo "Ativo Circulante (AC)" (subgrupo "Outros Créditos"), tendo como contrapartida à conta de disponibilidade que sofreu o desembolso ("Caixa (AC)" ou "Banco c/ Movto.
Como contabilizar antecipação de cartão de crédito? A taxa cobrada em uma antecipação é calculada a juros simples e aplicada sobre o valor líquido da transação e é proporcional ao tempo em que a parcela está sendo antecipada. Essa taxa é mensal, mas o cálculo é feito com taxa diária (taxa mensal/30).
O Pronunciamento Técnico CPC 26 - Apresentação das Demonstrações Contábeis exige a divulgação de despesas com benefícios a empregados.
A auditoria das despesas antecipadas, classificáveis como ativo circulante, possuem três finalidades básicas:determinar o que representam gastos efetivos da empresa que irão beneficiar o período subsequente.determinar se foram utilizados em bases uniformes os princípios fundamentais da contabilidade.
Despesa de exercício seguinte (AC) e Despesas de Exercícios Futuros (ANC): Representam despesas pagas antecipadamente que afetarão o resultado de exercícios seguintes, logo não se transformará em dinheiro e não pode ser utilizada para saldar dívidas (condição de ativo).
Os valores recebidos devem ser registrados em conta específica de “adiantamentos de clientes“, no Passivo Circulante, quando serão baixados quando a mercadoria for entregue ou o serviço for prestado.
Apropriar uma despesa é o mesmo que reconhecer a ocorrência do seu fato gerador, independentemente se foi paga ou não. Apropriar uma receita é o mesmo que reconhecer a sua realização (ocorrência do fato gerador), independentemente se foi recebida ou não.
Ao juntar todos os gastos previsíveis com alimentação, hospedagem, entre outros custos listados no item acima, você terá um valor total previsto para a viagem. Com isso, basta dividir o montante pelo número de dias que o colaborador permanecerá em viagem para chegar ao orçamento das diárias.
ADIANTAMENTOS PARA DESPESAS DE VIAGENS - CONTABILIZAÇÃO. É praxe as empresas adiantarem valores para despesas de viagem aos funcionários ou diretores que viajem a serviço da empresa. Tais operações não devem ficar como “vale” em caixa, e sim, serem devidamente contabilizadas, para controle.
Como contabilizar despesas com hospedagem de site? As empresas que hospedam sites na internet, realmente não emitem NF. Para efeito de contabilizar a despesa, basta o recibo e seu comprovante de pagto, que seu documento contábil da operação.
O mais correto é contabilizar os desembolsos e ressarcimentos como valores que transitam pelas contas patrimoniais. Assim, as retiradas a titulo de adiantamento de despesas e o posterior reembolso pelo cliente, não devem gerar lançamentos vinculados às contas de resultados ou operacionais da empresa.
Na contabilização, os valores de reembolso devem ser lançados primeiramente na conta de passivos, devido ao fato de que o gasto é realizado antes e apenas posteriormente reembolsado pela empresa.
REEMBOLSO OU RECUPERAÇÃO DE DESPESAS - CONTABILIZAÇÃO
É o caso, por exemplo, de um contrato de consultoria, onde a empresa contratante assume as despesas de viagem, alimentação, etc. das pessoas que irão prestar os serviços e que são empregados ou sócios da empresa contratada.
Exemplos de ativos diferidos
Um bom exemplo disso é a despesa com pesquisa e desenvolvimento de produtos. Nesse caso, existe a perspectiva do retorno em longo prazo, ou em um período de tempo indefinido. Perceba que é ligeiramente diferente do que acontece com as despesas variáveis, estas sempre vinculadas à produção.
Passivo fiscal diferido: é referente ao valor do imposto que será cobrado sobre o lucro futuramente. Ativo fiscal diferido: está relacionado ao valor do imposto que será cobrado, levando em consideração o lucro recuperável no futuro. ... Assim, o imposto diferido não altera o lucro líquido da empresa.
O que é Ativo Diferido? Ativo Diferido é um termo da contabilidade e refere-se a recursos aplicados antecipadamente em despesas que vão ser “consumidas” e contribuir para formar o resultado da empresa em diversos exercícios futuros.
Como lançar adiantamento de clientes?
Como utilizar glifosato Biocarb?
Como é o funcionamento de um filtro de piscina?
Como usar os pontos do Mercado Livre para frete grátis?
Como usar o inalador passo a passo?
Como instalar o guardião 30 horas do Banco Itaú?
Como funciona o indicador MACD?
Como usar inalador com soro fisiológico?
Como informar dissídio no eSocial?
Como utilizar o inhame para engravidar?
Como utilizar o massageador com infravermelho?
Como contabilizar a integralização do capital social?
Como o Colosso de Rodes uma das sete maravilhas do mundo foi destruído?
O que um acólito precisa saber?
O que o coordenador pode fazer para ajudar os professores?