Senilidade é o processo patológico de envelhecimento, caracterizado por desgaste célular após atingir a idade adulta e por declínio gradual no funcionamento dos sistemas corporais: cardiovascular, respiratório, genital, urinário, endócrino e imunológico, etc.
Diferentemente da SENESCÊNCIA, o termo SENILIDADE abrange processos patológicos (doenças) “típicos da velhice” que podem acometer alguns indivíduos, como doença do coração, câncer, demências (por exemplo, a Doença de Alzheimer), depressão etc.
Condição da velhice ou estado de senil; decrepitude. Abatimento mental e/ou físico resultante do excesso de idade e característico da velhice.
Senilidade pode ser definida como uma condição que envolve processos degenerativos cerebrais decorrentes do envelhecimento associado a doenças crônicas, como diabetes, hipertensão ou maus hábitos cotidianos. Essas condições do envelhecimento necessitam de abordagens e tratamentos específicos.
A morte é um desfecho natural. A senilidade, por sua vez, é um complemento da senescência no fenômeno do envelhecimento. Sob o olhar da geriatria, a senilidade é definida como as condições que acometem o indivíduo no decorrer da vida devido a mecanismos fisiopatológicos.
33 curiosidades que você vai gostar
Neste último ano, ocorreram 6.221 óbitos, com média diária de 17 mortes. Para as idosas, em 2014, as taxas de mortalidade por causas ex- ternas ultrapassavam 90 óbitos por 100 mil.
Quais os sintomas
Perda da memória, confusão e desorientação;
Dificuldade em compreender comunicação escrita ou verbal;
Dificuldade em tomar decisões;
Dificuldade em reconhecer familiares e amigos;
Esquecimento de fatos comuns, como por exemplo, o dia em que estão;
Alteração da personalidade e do senso crítico;
As demências reversíveis podem ser causadas pelos seguintes fatores: depressão, quadros endócrinos (hipotireoidismo ou hipertireoidismo, dentre outros), má nutrição, deficiências vitamínicas (B12, ácido fólico, tiamina), anemia, desidratação, uso indevido de medicações, hidrocefalia normotensiva, infecções e tumores ...
A demência pode ser causada por várias doenças incluindo a doença de Alzheimer e outras doenças degenerativas, mas também por acidente vascular cerebral (AVC), tumores, doenças metabólicas e infeciosas.
Medicamentos podem ser prescritos para retardar o progresso da senilidade e outras doenças cerebrais degenerativas, mas o sucesso é frequentemente associado a efeitos colaterais indesejados, particularmente no paciente idoso. A medicação também pode ser usada em conjunto com terapias psiquiátricas ou comportamentais.
Assim, a evolução da doença pode ser didaticamente dividida em quatro fases:
Pré-demência: Nessa fase, os sintomas são muito sutis e muitas vezes atribuídos, de forma equivocada, ao envelhecimento natural ou ao estresse. ...
Estágio Inicial ou leve. ...
Estágio intermediário. ...
Estágio avançado (terminal)
O envelhecimento biológico pode ser fisiológico (senescência) ou patoló- gico (senilidade). O envelhecimento fisiológico pode ser subdividido em dois tipos: bem-sucedido e usual. No envelhecimento bem-sucedido, o organismo mantém todas as funções fisiológicas de forma robusta, seme- lhante à idade adulta.
O verdadeiro motivo do óbito, em parte considerável da população idosa, seria o próprio envelhecimento, velhice, senilidade ou demência senil, senectude, senescência, todos esses termos aceitos e incluídos como senilidade, sob o código R54, CID 10.
Senilidade é o processo patológico de envelhecimento, caracterizado por desgaste célular após atingir a idade adulta e por declínio gradual no funcionamento dos sistemas corporais: cardiovascular, respiratório, genital, urinário, endócrino e imunológico, etc.
A senescência é o reflexo de um envelhecimento normal como um processo progressivo de diminuição funcional. Por outro lado, na senilidade podemos observar o desenvolvimento de uma condição patológica ocasionada por estresse emocional, acidentes ou doenças.
A Doença de Alzheimer ou Mal de Alzheimer, ficou conhecida erroneamente como “esclerose” ou “caduquice”. A origem do nome Alzheimer, é uma homenagem ao psiquiatra alemão Aloysius Alzheimer, responsável por descrever a doença.
Sinais de Alerta:
Esquecimento Interferindo na Função.
Dificuldade para AVDs – Atividades da Vida Diária como Autocuidado, Mobilidade, Alimentação, Higiene Pessoal, Vestir, Despir e Calçar.
Distúrbio de Linguagem.
Desorientação no Tempo e no Espaço.
Comprometimento do Julgamento.
Comprometimento do Raciocínio Abstrato.
De acordo com a causa e sintomas apresentados pela pessoa, a demência pode ser classificada em vários tipos, sendo os principais:
Alzheimer. ...
Demência vascular. ...
Demência por Parkinson. ...
Demência senil. ...
Demência frontotemporal. ...
Demência de Pick. ...
Demência com corpos de Lewy.
Use um tom de calmo e gentil. Evite gritar ou enfrentar o paciente com demência; lembrando que ele não está fazendo aquilo para provocar. Alterações da personalidade e comportamento, bem como agitação e agressividade, fazem parte da evolução da doença. Não trate a pessoa com demência como um bebê ou um ser incapaz.
Sintomas gerais de demência
Perda de memória.
Problemas em usar a linguagem.
Mudanças na personalidade.
Desorientação.
Problemas ao fazer tarefas diárias habituais.
Comportamento perturbador ou inapropriado.
É um termo abrangente que descreve a perda de memória, capacidade intelectual, raciocínio, competências sociais e alterações das reações emocionais normais. O termo Demência precoce é geralmente utilizado para descrever qualquer forma de demência diagnosticada em pessoas com idade inferior a 65 anos.
O número total de óbitos totais do país cresceu 24,5% entre 2008 e 2019, para 1.314.103, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em sua pesquisa Estatísticas do Registro Civil 2019, divulgada nesta quarta-feira.
Em 2019, esta taxa foi de 14,0 por mil, declínio de 2,8% em relação ao ano anterior.
As principais causas de mortalidade foram doenças cardiovasculares (42,2%), neoplasias (17,1%) e doenças respiratórias (15,4%).
A categoria R54 refere-se a senilidade e faz parte do grupo entre R50 e R69 e do Capítulo XVIII do livro CID 10.
O que visitar na europa em dezembro?
Quais são os pássaros que falam?
Como se escreve 70 por extenso?
Qual é a função do servidor público?
De quem é o ônus da prova da equiparação salarial?
Quanto tempo dura a henna na sobrancelha?
Quanto tempo o chá tem que ficar em infusão?
O que é preciso para fazer um intercâmbio no Canadá?
Com quantos meses cachorro pode tomar banho?
Qual o tempo de duração de uma patente?