Uma substituição é uma mutação que troca uma base por outra (por exemplo, a troca de uma única “letra química” como trocar um A por um G). Essa substituição poderia: Mudar um códon para um que codifica um aminoácido diferente e causa pequenas mudanças na proteína produzida.
Adição ou perda: quando a mutação gênica ocorre por adição ou perda de bases ela modifica o código genético e define uma nova sequência de bases. Como consequência, esta nova sequência poderá modificar o tipo de aminoácido presente na cadeia proteica, alterando a função da proteína ou inativando a expressão fenotípica.
modificações tautoméricas → flutuações químicas decorrentes de mudanças nas posições dos átomos (purinas, pirimidinas, grupamento amino, anel nitrogenado, etc.) → alteram o pareamento de bases normal. # Transição → substituição de uma purina por outra purina, ou de uma pirimidina por outra pirimidina.
R: Mutação Silenciosa ou sinônima: Não altera a sequência de aminoácidos produzida pelo gene modificado e sua função permanece a mesma.
Ocorrem através da adição, substituição e subtração de um gene. Em relação à adição ou subtração, as mutações gênicas são capazes de alterar o material genético, acrescentando uma ou mais bases ao DNA.
18 curiosidades que você vai gostar
Mutação é uma mudança na sequência de DNA ou RNA, que pode ser benéfica, maléfica ou neutra. Os vírus sofrem mutações à medida que se replicam, processo que requer cópia da informação genética. Nesse processo, podem ocorrer mutações no material genético.
O que é uma mutação:
No ramo da biologia, a mutação é um termo que define o fenômeno da alteração brusca e inesperada do material genético (DNA) de um ser vivo, podendo, a partir de então, ser transmitido para os seus descendentes.
A primeira é uma mutação silenciosa. Isso ocorre porque o código genético é degenerado, assim a substituição de uma base em um códon altera a trinca, mas não necessariamente irá alterar o aminoácido que é por ele codificado.
O que é epigenética
A epigenética diz respeito a alterações do DNA que não modificam sua sequência, mas afetam a atividade de um ou mais genes. Adicionar compostos químicos a genes, por exemplo, pode alterar sua atividade, sem necessariamente promover mudanças no DNA.
Como saber se sua cicatrização é boa?
Qual a relação entre a abolição da escravidão em 1888 e a Proclamação da República?
Em quais hipóteses o juiz pode alterar a sentença por ele proferida?
Qual o valor da experimentação para a ciência?
O que servir para os adultos em uma festa infantil?
Qual tipo de médico que não faz cirurgia?
Qual o caminhão truck mais vendido em 2020?
Quantos anos em média vive um fumante?
Quantos centímetros tem o Moto E6 Plus?
Quais são os três tipos da divisão celular?
Quanto tempo pulando corda para perder 500 calorias?
O que causa a corrosão dos metais?
Quando a polícia pode usar força letal?
Tem idade para tomar testosterona?
Qual apelido para o nome Levi?
Como é formado o Reino Plantae?
Como Imprimir PDF sem cortar as margens?