A mastite é uma das doenças mais comuns nos rebanhos bovinos e pode afetar a qualidade do leite. A enfermidade causa inflamação na glândula mamária do animal, prejudicando a qualidade e a quantidade de leite produzido. A vaca infectada pode deixar de produzir até três litros de leite por dia.
A mastite bovina, ou mamite, consiste na inflamação do tecido da glândula mamária. Essa inflamação pode ocorrer devido a traumas, lesões no úbere e até mesmo devido a alguma agressão química.
A mastite é uma inflamação da glândula mamária que pode ser causada por microrganismos, tais como bactérias, fungos, algas e leveduras.
Quais são os sintomas de vacas com mastite?inflamação no úbere e tetos;mudanças na composição do leite, como a diminuição no volume secretado, grumos e pus;alterações no comportamento do animal;perda de apetite;febre;queda na produção de leite;morte do animal em casos mais graves.
O CMT (California Mastitis Test) é um teste que pode ser realizado na sala de ordenha, e é muito prático, devendo porém ser executado por profissional treinado. A contagem de células somáticas CCS é um exame laboratorial que é usado para o diagnóstico da mastite.
23 curiosidades que você vai gostar
O diagnóstico da mastite clínica pode ser feito através da sintomatologia, como inflamação do úbere, secreção láctea com grumos, sangue, pus, entre outras secreções patológicas. Entretanto, para diagnosticar a mastite subclínica é necessária a utilização de exames complementares baseados no conteúdo celular do leite.
Sendo assim, o isolamento destes no leite não é prova da sua importância epidemiológica no caso de mastite. A presença de uma única espécie de levedura em grande número e com bom crescimento a 37ºC, são critérios úteis no diagnóstico.
O tratamento para mastite bovina clínica poder ser feito com o produto Gentatec – 250 mg para animais de alta produção leiteira ou Gentatec- 150 mg para animais com baixa produção. Deve ser feita a aplicação de 1 seringa em cada quarto afetado.
No caso das mastites, as opções de tratamento podem ser injetáveis, por via intramuscular, tais como as penicilinas associadas à diidroestreptomicina (Agrovet®) com período de carência de 72h, ou pomadas intramamárias (Vetimast® Plus VL), com associação de antibióticos e um antifúngico com período de descarte de 96h.
Como saber que o cavalo é bom?
O que são atividades privativas do enfermeiro?
Qual a importância dos polos industriais para o desenvolvimento da Amazônia?
O que pancadas na cabeça podem causar?
Porque o número 2 é um número primo?
O que são artigos incisos e parágrafos?
Qual é a região de maior concentração industrial no Brasil?
Como fazer um planejamento de economia?
Como fazer Pix para conta poupança Bradesco?
Quem é o gamer mais bem pago do Brasil?
Qual remédio tomar para intoxicação?
O que significa trailer em português?
Quem é mais velho Cheryl ou Jason?
Qual a madeira mais mole para esculpir?
O que é a indução na filosofia?
Qual a importância de se ter uma ETE?
Qual a origem das Cavalhadas no Brasil?