A luxação intrusiva é um tipo de traumatismo dentário em que o dente é deslocado para o interior do osso alveolar, devido à forças axiais provenientes de um impacto. É mais prevalente na dentição decídua, em função da maior porosidade e resiliência óssea.
A luxação extrusiva é um dos problemas devido a esses traumas, sendo caracterizada pelo deslocamento parcial do dente para fora do seu alvéolo, quando ocorre deve-se tentar o reposicionamento do elemento dentário e a confecção de uma contenção semirrígida por três semanas.
Na luxação extrusiva o tratamento consiste no reposicionamento do dente, que muitas vezes é conseguido com pouco ou nenhum desconforto dispensado, inclusive a infiltração anestésica. Reposicionado o dente, deve-se proceder à contenção com resina composta por três semanas (MARZOLA; BRAMANTE et al., 2005).
O tratamento das luxações laterais consiste no reposicionamento digital ou com o auxílio de um fórceps e posteriormente sua fixação com contenção flexível para evitar um excessivo movimento durante o período de cicatrização (ANDREASEN,2003).
Os tipos de trauma são divididos em trauma de tecido dental (trinca de esmalte, fratura de esmalte, fratura de esmalte e dentina, fratura de esmalte e dentina com exposição pulpar, fratura coronorradicular sem e com exposição pulpar, fratura radicular) e trauma de tecido periodontal ou de suporte (concussão, subluxação ...
19 curiosidades que você vai gostar
O traumatismo dentário é um problema comum que atinge crianças em todo mundo causado por um impacto externo sobre o tecido dental, e pode resultar em dor e danos emocionais à criança devido ao comprometimento estético.
A luxação lateral é um tipo comum de TD de alta intensidade, causando deslocamento do elemento em uma direção diferente da axial. O ligamento periodontal é rompido e ocorre contusão ou fratura do tecido ósseo alveolar de suporte.
Luxação do ombro - cirurgia
A operação de Latarjet consiste em formar um batente ósseo, fixando com 2 parafusos um pequeno enxerto transferido da coracóide e impedindo assim a luxação da cabeça. Atualmente, é possível efetuar ambas as cirurgias com recurso a técnicas minimamente invasivas, isto é, artroscopia.
Os estágios de Nolla (1960) demostram o período de desenvolvimento dos dentes permanentes, desde a presença do folículo dentário até o dente completamente formado e em função na cavidade bucal.
Qual o número de cromossomos nos gametas?
Quais as desvantagens de investir no Tesouro Direto?
O que significa a tatuagem de coração?
Qual é o ano base do PIS 2022?
Qual é o órgão que fiscaliza os bancos?
O que fazer para aliviar crise de bronquite?
Quem é a herdeira do clã Hyuuga?
Porque as ações da Tesla subiram tanto?
Que consequências pode causar uma lesão no nervo?