Cursos de extensão universitária são formações acadêmicas, técnicas ou culturais de curta duração que servem para complementar a graduação. Eles têm conteúdos específicos, carga horária reduzida e ensino objetivo que une a prática com a teoria. São cursos que devem seguir a Lei № 9.394/1996.
Curso de extensão é aquele que não faz parte do currículo da graduação. Trata-se de uma atividade complementar e, claro, optativa. Ele permite que o profissional aprenda sobre temas que não foram abordados na graduação, ou se aprofunde em temas que a graduação abordou, mas de maneira superficial.
Os requisitos para participar do curso de extensão dependem da universidade responsável. Porém, não há obrigação de que o aluno tenha um diploma de graduação, e o único requisito exigido é a formação no ensino médio. Portanto, os estudantes de graduação ou pós-graduação podem se inscrever normalmente.
Saiba como organizar um curso de maneira completa e profissional a seguir.Como montar um curso a partir daquilo que você domina. ... Entenda o público do seu curso. ... Prepare um plano de ensino para o curso. ... Defina a carga horária. ... Prepare e organize o curso. ... Divulgue o seu curso. ... Prepare as inscrições para o curso.
Os cursos de extensão só podem ser oferecidos por instituições de ensino superior reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). ... Já os cursos livres não seguem nenhuma exigência e não têm relação com o MEC. Ou seja, qualquer empresa pode vender cursos desse tipo.
29 curiosidades que você vai gostar
De modo geral, os cursos de extensão possuem certificação, são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e possuem duração média de 3 meses, porém não possuem validade acadêmica (ao contrário do que acontece com os cursos de graduação).
Dá-se o nome de extensão universitária a todas as atividades promovidas por instituições de ensino superior destinadas à interação entre ela e a comunidade na qual está inserida, constituindo uma ponte permanente entre a universidade e a sociedade.
A extensão universitária são cursos de curta duração, com carga horária inferior a 360 horas, que tem como objetivo ampliar os conhecimentos do estudante. Interessados podem encontrar cursos de extensão a distância (EAD) e presenciais. Não é obrigatório ter concluído o curso superior para participar da formação.
A carga horária extensionista compreende o somatório das horas alocadas nas práticas em disciplina EXT e/ou Componente Curricular EXT, de horas previstas como ACE em atividades complementares, e de horas previstas como ACE em programas e projetos de extensão.
Cursos de extensão: são caracterizados como uma ação de curta duração, sempre com tempo determinado, com cargas horárias específicas. Na Unisul, por exemplo, elas devem conter um mínimo de 8 horas, que podem ser de aulas teóricas ou práticas, além de terem a liberdade de serem presencial ou online.
A pós-graduação propicia um diploma e título ao profissional. Já a extensão universitária tem como objetivo ampliar os conhecimentos do estudante em áreas específicas. Por se tratar de temas mais direcionados, sua carga horária é mais curta (duração mínima de 8 horas) e não atribuem certificação profissional.
Já a pesquisa é o processo de materialização do saber a partir da produção de novos conhecimentos baseado de problemas emergentes da prática social. E a extensão pode ser entendido como processo educativo, cultural e científico, de intervenção nos processos sociais e identificação de problemas da sociedade.
Ensino: corresponde as atividades voltadas ao aprendizado dos alunos, como as horas destinadas às aulas em sala, laboratórios, atividades de monitoria, entre outras. Extensão: provavelmente essa é a característica que gere mais dúvidas entre os estudantes, por isso vamos ser mais detalhistas.
As ações de Extensão Universitária são aquelas que envolvem o público externo, os professores, estudantes e técnicos, desenvolvidas de modo interdisciplinar, multidisciplinar e interinstitucional que se enquadram em uma das modalidades definidas na Resolução nº 053/2008 – CONSEPE, a seguir: Programas. Projetos. Cursos.
É uma ação processual e contínua de caráter educativo, social, cultural, científico ou tecnológico, com objetivo específico e prazo determinado, de no mínimo 6 meses. Um Projeto de Extensão pode acontecer isoladamente ou pode ser vinculado a um Programa de Extensão.
A diferença é basicamente o objetivo do curso e a instituição que o oferece. Certificado de qualidade somente em Instituição Credenciada pelo MEC. ... Ou seja, os cursos de extensão possuem vínculo com instituição de nível superior.
O curso de extensão é oferecido pelas universidades como uma oportunidade de formação de curta duração, para complementar a graduação com conteúdos relacionados ao curso, não sendo parte dele obrigatoriamente, inclui atividades práticas, acadêmicas, culturais e outras.
(2020), atividades de extensão articulada com o conteúdo da disciplina favorecem a construção do conhecimento dos temas propostos possibilitando uma aprendizagem significativa. Além disso, viabiliza a socialização do saber acadêmico com a comunidade, sendo um importante espaço de prática social e de aprendizagem.
O ensino, pesquisa e extensão forma um tripé obrigatório nas universidades e são indissociáveis através do artigo 207 da Constituição de 1998 (BRASIL, 1998). A tríade além de contribuir para a produção universitária, contempla o papel solidário, social e cultural para com a sociedade (MOITA e ANDRADE, 2005).
A extensão universitária ao lado do ensino e da pesquisa é parte do pilar de sustentação do ensino superior brasileiro e tem um papel fundamental de contribuição superando a formação profissional apenas, contribuindo então para que o estudante possa ter acesso à formação integral, ética e humanística, tão necessária ...
É uma forma de aplicação dos conhecimentos teóricos, na maioria das vezes, oriundos do pilar estudo e pesquisa e tem caráter educativo além de ter que oferecer retorno para a sociedade. Os projetos de extensão são uma forma de se aperfeiçoar na graduação e se aprofundar em uma área de atuação.
Pesquisa, ensino e extensão são atividades distintas. A pesquisa se refere a atividades, assim como o próprio nome diz, de pesquisar. Pode ser uma pesquisa em campo, em jornais ou revistas. ... A extensão consiste em levar os conhecimentos adquiridos pelos alunos dentro da universidade para a sociedade.
Os projetos de extensão são aqueles que ampliam a atuação do campus universitário para além das salas de aula. Ou seja, a articulação prática do conhecimento científico do ensino e da pesquisa com as necessidades da comunidade onde a universidade se insere, interagindo e transformando a realidade social.
Sobre a pós-graduação
Pós-graduação é, como o próprio nome sugere, qualquer curso que para ser realizado exige que você tenha um diploma de nível superior. Existem diferentes programas nesse estilo, e eles estão divididos em lato sensu e stricto sensu.
Então, pós-graduação é uma formação posterior à obtenção do diploma de bacharel, licenciado ou tecnólogo. Portanto, não é possível cursa-la sem ter se graduado antes. No Brasil, os cursos de pós-graduação são organizados em Lato Sensu e Stricto Sensu, que nada mais são do que dois formatos de ensino.
Como instalar um pacote RPM no CentOS?
Como colocar móveis no Promob?
Como participar do show de calouros?
Como se inscrever nos cursos da Senasp?
Como se identificam as famílias da tabela periódica?
Vai ter cadastro do auxílio emergencial em 2021?
Como instalar Crash Bandicoot no computador?
Como consultar minha inscrição no Encceja 2021?
Quando abre inscrição para o Uniedu 2021?
Como se inscrever para prova de bombeiro?
Como evitar dumping da bariátrica?
O que levou o oceano Atlântico a se formar?