O que é ato jurídico inexistente?

Pergunta de Artur André Sousa em 03-10-2025
(70 votos)

O ato inexistente é aquele que não reúne os elementos necessários à sua formação. Ele não produz qualquer conseqüência jurídica. Já o ato nulo é o ato que embora reúna os elementos necessários a sua existência, foi praticado com violação da lei, a ordem pública, bons costumes ou com inobservância da forma legal.

O que é negócio jurídico inexistente?

Quando o objeto é ilícito ou impossível, o ato é nulo; mas se inexiste objeto, será inexistente o ato”[24]. Em síntese – explica JOSÉ DE ABREU FILHO – o negócio inexistente “seria aquele que carecesse de elementos indispensáveis para sua própria configuração como uma figura negocial.


Quais os seus efeitos jurídicos do ato jurídico inexistente?

O ato inexistente não produz efeitos jurídicos, pois vai contra o que os requisitos previstos em lei determinam, como por exemplo, ir contra a vontade das partes. Além disso, a invalidade é posterior à existência, pois só é válido ou inválido o que existe.

Quando o ato jurídico é nulo?

É nulo o negócio jurídico quando: I - celebrado por pessoa absolutamente incapaz; II - for ilícito, impossível ou indeterminável o seu objeto; III - o motivo determinante, comum a ambas as partes, for ilícito; IV - não revestir a forma prescrita em lei; V - for preterida alguma solenidade que a lei considere essencial ...

Quando um contrato é inexistente?

O negócio é inexistente quando lhe falta algum elemento estrutural, como, por exemplo, a manifestação da vontade. Assim, se não houve a referida manifestação, o negócio não chegará a se formar. Portanto, inexiste.

Ato Válido, Nule e Inexistente | PROF. JORGE EMICLES


36 curiosidades que você vai gostar

Qual a diferença entre nulo e Anulavel?

Os atos nulos são aqueles que não gozam da aptidão para a produção de efeitos jurídicos. É, portanto, inválido significando que a decisão será também ineficaz. Porém, se o ato for anulável, produz efeitos até ao momento da sua anulação.

Quais os vícios que podem tornar nulo o contrato?

“É nulo o negócio jurídico quando: I – celebrado por pessoa absolutamente incapaz; II – for ilícito, impossível ou indeterminável o seu objeto; III – o motivo determinante, comum a ambas as partes, for ilícito; IV – não revestir a forma prevista em lei; V – for preterida alguma solenidade que a lei considere essencial ...

O que é um ato anulável?

ATO ANULÁVEL é ultra partes (além das partes), se dá por uma sentença constitutiva (só é válido após sentença judicial), tem EFEITO EX NUNC (não retroage), decai em quatro anos a ação de anulação e há possibilidade de confirmação, ou seja, anula-se o negocio mas permanece seus efeitos.

É hipótese de nulidade?

, é uma hipótese que é apresentada sobre determinados factos estatísticos e cuja falsidade se tenta provar através de um adequado teste de hipóteses. Uma hipótese nula geralmente afirma que não existe relação entre dois fenômenos medidos.



Outras questões

O que devemos levar em conta no momento de comprar um computador?

Qual o melhor banco Portugal para abrir conta?

O que muçulmanos não podem fazer?

Tem alumínio na água?

Como limpar carpete dentro de casa?

Quantas série de abdominais para iniciantes?

Quais são os tipos de parada respiratória?

Pode congelar Macarronese?

Qual é a carga horária de um sargento do Exército?

Quando o licitante pode desistir da proposta?

Quanto tempo a água sai do estômago?

Qual a flor preferida do signo de peixe?

Por que aprender matrizes e determinantes?

Qual o bairro mais rico de São Luís?

Que forma de governo passou a vigorar no Brasil?

Quem tem ansiedade pode ter raiva?

Qual vegetação predomina no clima tropical Semi-árido?

Tem 8 faces nome?

Política de privacidade Sobre nós Contato Receitas
Copyright 2026 - todasasrespostas.com