A boa notícia é que é possível recuperar um rio poluído. Basicamente, é preciso remover a fonte de contaminação, ou seja, garantir que o esgoto não seja lançado no rio sem o devido tratamento, retirar os contaminantes e contar com a vigilância da população.
Para a sua revitalização, foram necessárias algumas décadas de contínuos trabalhos. Em 30 anos foram construídas estações de tratamento de esgoto nas cidades ao redor do seu leito. O trabalho de fiscalização também ganhou intensidade e houve um esforço de preservação das matas às margens do rio.
O processo de despoluição é relativamente simples, porém exige esforços e muito dinheiro para a sua realização. Geralmente, para despoluir um rio, o primeiro passo é garantir que nenhum esgoto seja lançado sem o devido tratamento nas águas. Para isso, é essencial o investimento em novas estações de tratamento.
O Projeto Tietê, que visa recuperar o rio, prevê ampliar os índices de coleta da região metropolitana de 84 para 87% e os de tratamento de 70 para 84%. No infográfico acima, apresentamos as etapas da despoluição, que também prevê a retirada de dejetos com dragagem.
Bastam três ações: coletar, afastar e tratar os esgotos antes de lançá-los no rio. ... A história do rio mais sujo da Europa no século XIX começou a mudar na década de 60, quando um sistema de estações de tratamento removeu quase 100% dos esgotos lançados no rio, que hoje tem peixes vivendo em toda a sua extensão.
Ao longo do seu trajeto, o Tietê também recebe o lixo que é jogado nas ruas, a fuligem dos carros e outros detritos. O Projeto Tietê, que visa recuperar o rio, prevê ampliar os índices de coleta da região metropolitana de 84 para 87% e os de tratamento de 70 para 84%.
A despoluição de rios é um processo delicado, complexo e que exige empenho. Mais importante do que despoluir o rio, é identificar e evitar as causas da poluição. Engana-se quem pensa que apenas o esgoto é responsável por prejudicar a qualidade das águas.
O Tietê e o Pinheiros consumiram bilhões de reais em um projeto de despoluição anunciado há quase trinta anos, mas continuam insalubres
Saiba como:
As estratégias para a recuperação de área eutrofizadas podem ser obtidas através de medidas preventivas e corretivas. As preventivas são medidas aplicadas diretamente na bacia hidrográfica. Já as medidas corretivas caracterizam-se por serem ações diretas no lago ou represa.
Processo de eutrofização - quando uma determinada massa de água pobre em nutrientes ( oligotrófica) os adquire, há toda uma série de alterações que ocorrerão: o fitoplâncton tem taxas de crescimento e reprodução muito elevadas, formando «tapetes» verdes à superfície dos cursos de água, principalmente nos sectores com correntes fracas.
Clorofila-a, nitrogênio total, fósforo total, demanda biológica ou química de oxigênio e profundidade de secchi são os principais indicadores para avaliar o nível de eutrofização dessas águas.
As fontes de nutrientes que provocam a eutrofização podem ser classificadas em dois grupos: difusas e pontuais. As fontes pontuais são aquelas em que o fornecimento de nutrientes ocorre em locais específicos, como o lançamento de esgoto em rios.
Como funciona assinatura na Panini?
Como funciona a assinatura fortnite?
Como funciona uma competição de karatê?
Como tirar o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica?
Como funciona a assinatura social do Gran Cursos?
Como vincular contas na Ubisoft?
Quanto tempo leva a assistência da Apple?
Tem que tirar a casca do quiabo?
Como tirar mancha de esmalte de camurça?
Como tirar o relógio da tela de bloqueio do iPhone?
Como tirar esmalte de bota de camurça?
Como os gregos observavam o céu antigamente?
Como acabar com as estrias com óleo de amêndoas?
Como tirar o cheiro de enxofre do cabelo?
Como era o imposto antigamente?