Tomando como base essa colocação, é possível dizer que a Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva, pode ser definida como: ( ) Modalidade de ensino que promove a escolarização de crianças incapazes de frequentar a escola comum.
Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008a.
O MEC (Ministério da Educação) publicou uma nota em defesa da nova PNEE (Política Nacional de Educação Especial). Em 16 de agosto, o ministro afirmou que estudantes com deficiência “atrapalham” o aprendizado de outros alunos. ...
Este documento apresenta a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva – MEC/2008, a qual conceitua a educação especial e define como público os alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades / superdotação; o Decreto Nº.
Conceito de Educação Inclusiva: Na escola inclusiva o processo educativo deve ser entendido como um processo social, onde todas as crianças portadoras de necessidades especiais e de distúrbios de aprendizagem têm o direito à escolarização o mais próximo possível do normal. Ou seja, uma modalidade de ensino para todos.
Na LDBEN 9394/96 a Educação Especial está definida como modalidade de ensino destinada aos educandos com necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino.
_______. Lei Federal 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Brasília, DF, 25.
A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo assegurar a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, orientando os sistemas de ensino para garantir: acesso ao ensino regular, com participação, ...
A partir da nova política, os alunos considerados público-alvo da educação especial são aqueles com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação.
A diferença está no termo INCLUSIVA. Na educação especial, o ensino é totalmente voltado para alunos com deficiência. Já na educação inclusiva, todos os alunos com e sem deficiência têm a oportunidade de conviverem e aprenderem juntos.
A compreensão da educação especial nesta perspectiva está relacionada a uma concepção e a práticas da escola comum que mudam a lógica do processo de escolarização, a sua organização e o estatuto dos saberes que são objeto do ensino formal.
O curso de Educação Inclusiva é uma oportunidade para professores que desejam trabalhar com a educação especial inclusiva. Disponível na modalidade de pós-graduação, o curso especializa os profissionais da área educacional para sobre as estratégias, técnicas e metodologias para atuação com deficiências físicas e cognitivas.
Já a Educação Inclusiva visa maior integração entre as crianças a partir da difusão do ensino coletivo. Dessa forma, o ambiente escolar promove o convívio entre os alunos com necessidades especiais ou não, favorecendo a aproximação entre as crianças.
O que significa o inverno no xamanismo?
Quais são os produtos usados na escova progressiva?
Como consultar o abono salarial pelo CPF?
O que comer antes de entrar em jejum?
O que cachorro não pode comer de jeito nenhum?
Como exportar um livro do Kindle?
O que é um documento exemplos?
Quais são os componentes curriculares do ensino médio?
Qual era o problema do Steve Jobs?
O que é pena privativa em liberdade?
Quantas horas o bicho preguiça dorme por dia?
Qual a diferença entre concreto leve e concreto celular?
Quais são os problemas do meio ambiente?
Qual a definição de segurança do paciente e o domicílio?