O primeiro Código de Trânsito do Brasil, foi o Decreto-Lei nº 3.671 de 25 de setembro de 1941, depois veio a Lei n º 5.108 de 21 de setembro de 1966. ... O primeiro acidente com vítima fatal no trânsito aconteceu em maio de 1869 no Condado de Offaly na Irlanda.
Celebra-se o Dia Nacional do Trânsito no dia 25 de setembro, mesma data em que se promulgou, por meio da lei nº 9.503, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) no ano de 1997. Essa lei surgiu para aumentar o rigor nas fiscalizações das vias de tráfego do Brasil e para substituir a lei antiga, datada de 1966.
Desde o início da história, os veículos destinavam-se apenas ao transporte de bens, depois passaram a ser usados para transportar o homem e seus pertences, e, por último, foram desenvolvidos os veículos para transporte exclusivos de pessoas. Além dos meios de locomoção, melhorar as estradas foi fundamental.
A lei foi sancionada pela Presidência da República, entrando em vigor em 22 de janeiro de 1998 e estabelecendo, logo em seu artigo primeiro, aquela que seria a maior de suas diretrizes, qual seja, a de que o "trânsito seguro é um direito de todos e um dever dos órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito".
9.503, de 23 de setembro de 1997. O Código de Trânsito Brasileiro é um código de Paz. Traz um capítulo dedicado ao cidadão, um à condução de escolares, um sobre os crimes de trânsito e um exclusivo para pedestres e veículos não motorizados.
O trânsito brasileiro é o quarto mais violento do continente americano, segundo dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Dentro do País, São Paulo é o Estado com maior número de óbitos no trânsito e dirigir alcoolizado é a segunda maior causa.
Esta data está inserida na Semana Nacional do Trânsito, que ocorre anualmente entre 18 e 25 de setembro. O principal objetivo desta data é o desenvolvimento da conscientização social sobre os cuidados básicos que todo o motorista e pedestre deve ter no trânsito.
A data reforça a importância de algumas atitudes como o respeito aos limites de velocidade e aos pedestres. Nesta quarta-feira (05.05) comemora-se o Dia Mundial do Trânsito e da Cortesia ao Volante.
Uma breve síntese histórica sobre a origem do fenômeno trânsito. Publicado por Paulo Moleta há 5 anos Foi no ano de 1897, após a Revolução Industrial (1760-1830) que foi criado o motor a combustão interna possibilitando a fabricação do automóvel, que o primeiro carro chegou ao Brasil, importado da França.
O dia 25 de setembro é conhecido por ser o Dia do Trânsito, uma data muito importante em que se debate a questão da violência no trânsito brasileiro.
O objetivo primordial era diminuir o número de acidentes no país. O Dia do Trânsito representa uma importante data, utilizada para a conscientização pública, no sentido de promover um maior humanismo nas estradas e ruas por onde se deslocam automóveis, motocicletas, caminhões, ônibus, ciclistas e pedestres.
Numa lei de trânsito brasileiro, a primeira vez que os ônibus foram citados data de 1927, quando a União determinava a criação de um Fundo para a manutenção das estradas de rodagem.
Qual a diferença entre o pobre e rico?
Quais tipos de doenças podem ser vistas pelo hemograma?
Porque o território brasileiro foi dividido em estados e municípios?
Quais as indicações da tireoidectomia?
Por que o Ponto Frio mudou de nome?
Quem são os exus da linha de Omulu?
O que é sujeito suposto saber de Lacan?
Quais são os elementos de uma política de crédito?
Quando surgiu a cidade de Gramado?
Por que os carnívoros são bons caçadores?
Quantas árvores por metro quadrado?
Qual o melhor material para fritar?
O que é entendimento para Kant?
Qual Estado que o gás de cozinha é mais barato?