Após sofrer um ataque, o sistema imunológico produz células capazes de memorizar o anticorpo utilizado no combate ao intruso. Elas são chamadas de células de memória. Dessa forma, se o organismo for atacado novamente pelo mesmo invasor, a resposta imune será muito mais rápida e eficaz.
O corpo reage diariamente aos ataques de bactérias, vírus e outros micróbios, por meio do sistema imunológico. Muito complexa, essa barreira é composta por milhões de células de diferentes tipos e com diferentes funções, responsáveis por garantir a defesa do organismo e por manter o corpo funcionando livre de doenças.
Os leucócitos, muito conhecidos como glóbulos brancos, são células arredondadas e nucleadas. São produzidos na medula óssea e na maioria das vezes são bem maiores do que as hemácias.
O sistema imune, ou sistema imunológico, é um conjunto de órgãos, tecidos e células responsáveis pelo combate a microrganismos invasores, impedindo, assim, o desenvolvimento de doenças.
Relativo a imunologia ou ao sistema imunitário.
Assim, representa a defesa do corpo humano. O processo de defesa do corpo através do sistema imunológico é chamado de resposta imune. Existem dois tipos de respostas imunes: a inata, natural ou não específica e a adquirida, adaptativa ou específica. Conheça sobre cada tipo de resposta imune nas explicações abaixo.
Esse tipo de imunidade já nasce com a pessoa, representada por barreiras físicas, químicas e biológicas. Veja no quadro a seguir quais são e como elas atuam na defesa do nosso organismo. É a principal barreira que o corpo tem contra agentes patogênicos.
Essa resposta é fundamental para garantir que o corpo desenvolva ou não uma doença ou mesmo a duração dela. O sistema imune é capaz de diferenciar as células do próprio corpo daquelas invasoras, o que garante grande eficiência na defesa do organismo.
Neutrófilos, que circulam em maiores concentrações e são as primeiras a identificar e atuar contra a infecção; Eosinófilos, que normalmente estão circulantes em menores quantidades no sangue, mas têm sua concentração aumentada durante reações alérgicas ou em caso de infecções parasitárias, bacterianas ou por fungos;
Quando a vírgula é usada depois do e?
Como iniciou o ensino religioso no Brasil?
Como iniciou o estudo do corpo humano?
Como limpar cortador de cabelo Mondial?
Como surgiu o direito à saúde no Brasil?
Onde assistir o documentário Holocausto Brasileiro?
O que passar nas partes plásticas do veículo?
Pode fazer chá de bebê na quarentena?
O que é e quando surgiu o canto coral?
Como planejar um quarto para duas pessoas?
Como limpar o PC de programas inúteis?
Onde surgiu a ideia de empreendedorismo sustentável?
Como organizar uma gincana bíblica para jovens?
Como surgiu a Química Orgânica resumo?
Como se comportar em uma assembleia de condomínio?
Quando começar a jogar bingo online?
Como comparar frações com numeradores e denominadores diferentes?