Nomenclatura das famílias
Os elementos de transição, também chamados de metais de transição, representam as 8 famílias do Grupo B: Família 1B: cobre, prata, ouro e roentgênio. Família 2B: zinco, cádmio, mercúrio e copernício. Família 3B: escândio, ítrio e sério de lantanídeos (15 elementos) e actinídeos (15 elementos).
Elas representam as famílias ou os grupos de elementos químicos. Acima das colunas existem números (1, 2, 3 etc.). Cada coluna representa uma família; por exemplo: 18 é a família dos gases nobres. Cada família química agrupa seus elementos de acordo com a semelhança nas propriedades.
Assim com esses outros elementos, de uma mesma família possuem semelhanças em suas propriedades. O número de algumas famílias indica quantos elétrons o elemento químico possui na última camada de sua elétrosfera.
Principais características das famílias. Na tabela abaixo, estão apresentadas as principais propriedades dos grupos da tabela periódica: Sólidos e brilhantes em condições ambientes. Muito reativos, macios e bons condutores de eletricidade. Reagem com halogênios e formam sais.
As semelhanças entre os elementos de uma mesma família ocorrem porque o número de elétrons de valência do átomo no estado fundamental é o mesmo para os membros de determinado grupo. Os átomos do grupo 1 tem seus elétrons distribuídos por mais de um nível de energia, mas todos tem um elétron de valência.
Qual o solvente para tinta a óleo?
Como imprimir pelo celular na impressora Canon g3111?
Como preparar o solo para semear grama?
Como oferecer os alimentos BLW?
Como preparar o chão para assentar bloquete?
Qual a melhor terra para plantar cebola?
Qual a melhor terra para plantar orquídea?
Como imprimir documento de veículo RS 2021?
Como conectar internet na TV Panasonic Viera Link?
Como exportar um documento do Word?
Como funciona o condomínio de um apartamento?
Como funciona chip virtual Vivo?
O que a empresa deve fazer para contratar menor aprendiz?
Porque diabético perde massa muscular?
Como ganhar kit maternidade do SUS?
Qual o período mínimo que a legislação estipula para o contrato de experiência?