A alternativa mais simples para reaproveitar essa água é colocar baldes no chuveiro enquanto você toma um banho, mas alguns jovens empreendedores criativos já começaram a desenvolver uma peça que fica posicionada no piso, capaz de recolher todo o volume de água gasto no banho para reaproveitamento.
Então, surgiu a ideia de reutilizar a água do chuveiro na descarga. Idealizamos um mecanismo para filtrar a água do banho e encaminhá-la automaticamente para a descarga. Por meio de um aparelho, a água do chuveiro, que seria destinada para o ralo, é filtrada e estocada com a ajuda de sensores automáticos.
São inúmeras possibilidades de reaproveitamento. Para coletar a água, basta colocá-lo no piso do box, sob o chuveiro, com a válvula aberta. Quando a água estiver no ponto é só fechar a válvula e deixar ele em pé em um canto do box. Toda aquela água que seria desperdiçada está pronta para ser utilizada.
A sugestão dele é acoplar à máquina de lavar um tonel ou tambor para armazenar a água eliminada pelo eletrodoméstico durante as trocas de funções. O volume acumulado serve para diversas atividades domésticas, como faxina e limpeza do carro.
Caso não seja possível reaproveitar a água da torneira da pia, podemos armazenar a água descartada pela máquina de lavar roupa ou guardar a água do banho em banheiras ou bacias e jogar essa água no vaso para dar descarga. Isso ajuda a reduzir em até 50% o consumo de água em uma casa.
Uma vez a água captada das calhas ou da máquina de lavar e dentro de um reservatório primário, é acrescentado o Sulfato de Alumínio, químico capaz de condensar e flocular as menores impurezas de calha e consequentemente concentrar o sabão dissolvido na água, pasta de dente e outros itens de higiene, com o sabão ...
Os principais tratamentos químicos em águas cinza são trocas iônicas, coagulação e floculação. A coagulação empregando um segundo agente coagulante pode apresentar resultados satisfatórios, reduzindo a turbidez em 90%. A coagulação é um processo químico que consiste na remoção de materiais suspensos.
Muitas receitas podem ser feitas a partir do sabão, que também é tão útil no combate ao coronavírus. Lagartas, cochonilhas, tripés, pulgões e ácaros, ou seja, a maioria das pequenas pragas das plantas podem ser combatidas com água e sabão neutro. Basta dissolver o sabão (100g) em ½ litro de água quente.
Por exemplo, é possível instalar um sistema para o reuso da água do banho na descarga. Mas se não for possível, coloque baldes no quintal da casa sempre que perceber que vai chover muito. Reutilize essa água para regar as plantas e até lavar o quintal, o carro etc.
Os imóveis mais novos costumam ter aquecimento a gás, o que é ótimo, mas às vezes demora para aquecer a água. Se você não gosta de água fria e precisa ligar o chuveiro e esperar alguns segundos até a água esquentar, coloque um balde no banheiro e encha com essa água.
Por esse motivo, adotar na nossa rotina alguns hábitos de reaproveitamento de água, que geralmente é descartada, pode ser uma boa alternativa para diminuir o consumo da água tratada e encanada.
Reaproveitamento da água da chuva pode ser feito com o uso da tecnologia, utilizando cisternas (depósito ou reservatório subterrâneo) para comportar a água da chuva e filtros para retirar folhas e outros detritos.
Como era o modo de vida das pessoas na Idade Média?
Qual é o melhor esfoliante caseiro?
Pode comprimir a barriga na gravidez?
Qual o melhor gerador de senhas?
Quais as principais características do futebol de cinco?
Como dividir a tela de iPhone?
Porque o Filho do homem não veio para ser servido mas para servir?
Como identificar estrelas e planetas no céu?
Qual importância das expressões corporais nas artes?
Quem foi Tonico Rocha na vida real?
Como funcionam os depósitos judiciais?
Quais são as duas funções da pele?
É verdade que o segundo parto é mais rápido?
Como é a personalidade de um libriano?