Para representação de um conjunto, utilizamos sempre uma letra maiúscula do alfabeto, e os elementos estão sempre entre chaves e são separados por vírgula. Para representar o conjunto dos números pares maiores que 1 e menores que 20, por exemplo, usamos a seguinte notação: P ={2,4,6,8,10,12,14,16,18}.
-Forma Tabular Existem três tipos de maneira de se representar um conjunto, a primeira delas seria a representação tabular, que sugere representar um conjunto de forma de uma tabela, escrevendo seus elementos em forma de tabela, entre chaves e separados vírgula ou ponto e vírgula.
Observe que os primeiros elementos dos pares ordenados pertencem ao conjunto A e os segundos elementos pertencem ao conjunto B. Esta forma de representação é denominada forma tabular. b) na forma gráfica: Todo par ordenado (a, b), de números reais, pode ser representado por um ponto do plano cartesiano.
Por exemplo: Este conjunto pode ser indicado por: A= {x | x é número par} – representa a propriedade de seus elementos. Lê-se: O conjunto A é formado por qualquer valor desde que seja número par.
Se o conjunto A possui p elementos e o conjunto B possui q elementos, então o produto cartesiano A x B possui p⋅q p ⋅ q elementos.
Os número inteiros correspondem aos números positivos, negativos e o 0 (zero). Eles formam um conjunto numérico representado pela letra Z, em referência a palavra alemã Zahlen (números ou algarismos), Z = {... -4, -3, -2, -1, 0, 1, 2, 3, 4...}.
Primeiramente, vale lembrar que o processo de tabulação de dados envolve quatro etapas:
Existem 3 formas de representar os conjuntos, como você pode ver a seguir:
Para fazer a representação de um conjunto pela propriedade que caracteriza seus elementos, é feita da seguinte forma: Os elementos desse conjunto são as letras do alfabeto entre a letra ‘a’ e a letra ‘g’.
Para representação de um conjunto, utilizamos sempre uma letra maiúscula do alfabeto, e os elementos estão sempre entre chaves e são separados por vírgula. Para representar o conjunto dos números pares maiores que 1 e menores que 20, por exemplo, usamos a seguinte notação: P = {2,4,6,8,10,12,14,16,18}.
Para saber a quantidade de partes em que é possível dividir um conjunto, usamos a fórmula: n [ P (A)] = 2n O número de partes de A é calculado por uma potência de base 2 elevada a n, em que n é a quantidade de elementos do conjunto. Considere o conjunto A: {1,2,3,4}, que possui quatro elementos.
Quando todos os elementos de um conjunto A pertencem também a um conjunto B, dizemos que A ⊂ B ou que A está contido em B. Por exemplo, A= {1,2,3} e B= {1,2,3,4,5,6}. É possível também fazer a representação pelo diagrama de Venn, que ficaria assim:
Para que é indicado o ranitidina?
Como faço para depositar um cheque cruzado?
Como jogar com o controle no Project64?
Quando ocorre o clima equatorial?
Como funciona o chuveiro elétrico na posição verão e inverno?
O que acontece se passar água oxigenada na tatuagem?
Como é feito o pagamento da rescisão?
Como remover texto de um vídeo no celular?
Como excluir um Check-in no Facebook?
Como é a forma de pagamento do Boticário?
O que acontece se desinstalar o Discord?
O que são neurônios e como funciona?
Como remover o widget do Win 10?
Qual é o valor do seguro de vida?
Como apagar uma tatuagem Recém-feita?
Como jogar o modo cabeça grande no Free Fire?
É possível remover tatuagem com ácido?
Como são cobrados os juros do cheque especial?