Para reduzir polinômios devemos primeiramente reunir os termos de mesma parte literal, em seguida efetuamos a operação entre os coeficientes.
Uma técnica comum para simplificar expressões algébricas. Ao combinar termos semelhantes, como 2x e 3x, somamos seus coeficientes. Por exemplo, 2x + 3x = (2+3)x = 5x.
Para encontrar o grau de um polinômio devemos somar os expoentes das letras que compõem cada termo. A maior soma será o grau do polinômio. O expoente do primeiro termo é 3 e do segundo termo é 1. Como o maior é 3, o grau do polinômio é 3.
Dois ou mais termos são semelhantes quando têm a mesma parte literal.
Se dois ou mais monômios apresentam a mesma parte literal, trata-se de monômios semelhantes ou termos semelhantes. Por exemplo, os monômios x, 2x e √3x são todos monômios semelhantes, pois todos apresentam a mesma parte literal x.
Se observarmos um polinômio qualquer P(x) = 5x4 – 3x3 + x2 – x + 2, para acharmos o seu valor numérico que é o valor de P(x), temos que ter um valor para a incógnita x. Então, se dissermos que x = 2 o valor que encontrarmos para P(2) quando substituirmos x por 2 será o valor numérico do polinômio. x = 2 será P(2) = 60.
O valor numérico de um polinômio P(x), para x = a, é o número que se obtém substituindo x por a e efetuando todas as operações indicadas pela relação que define o polinômio.
Os polinômios se encontram em um âmbito da matemática denominado álgebra, contudo a álgebra correlaciona o uso de letras, representativas de um número qualquer, com operações aritméticas. Portanto, podemos, assim, efetuar as operações aritméticas nos polinômios, que são: adição, subtração, divisão, multiplicação, potenciação e radiciação.
O grau do polinômio é dado pelo grau do maior de seus monômios nos dois casos. É bastante comum o trabalho com o polinômio que possui somente uma variável. Quando isso ocorre, o monômio de maior grau que indica o grau do polinômio é igual ao maior expoente da variável:
Para descobrirmos a raiz de um polinômio devemos igualá-lo a 0. x 3 – 1 = 0 x 3 = 1 x = 31
Para isso, conserva-se a base e subtraia os expoentes. Para realizar a fatoração de polinômios temos os seguintes casos: ax + bx + ay + by = x . (a + b) + y . (a + b) = (x + y) . (a + b) 8ax + bx + 8ay + by = x (8a + b) + y (8a + b) = (8a + b) . (x + y) x 3 + 6x 2 + 12x + 8 = x 3 + 3 . x 2 . 2 + 3 .
Qual as cidades mais verdes do Brasil?
Quais atos o curador pode praticar?
Quem pode tomar colageno tipo 2?
Qual autor fala sobre planejamento escolar?
Qual a idade mÃnima para nascer o siso?
Como mudar a voltagem de um eletrodoméstico?
Quais os alimentos que quem tem gastrite não pode comer?
Quando um processo pode ser reaberto?
Quais os 3 métodos contraceptivos mais utilizados no Brasil atualmente?
O que compete à União legislar?
Qual é o poder do Miraculous do Pavão?
Quanto ganha um advogado em moçambique?
Como fazer para destravar o Android?
Qual é a importância do Brasil na produção de biocombustÃveis?