– Evite ficar mais de 6 horas em jejum. Faça um lanche leve ou coma uma fruta, no intervalo das refeições. – Evite ingerir alimentos ou líquidos muito quentes, pois eles provocam irritação no esôfago e estômago. – Evite ingerir refrigerantes ou outras bebidas gasosas em excesso.
As doenças gastrointestinais Má alimentação, sedentarismo, fumo e álcool são agravantes que podem levar a sérias complicações.
As principais doenças que “frequentam” os consultórios, relacionadas ao sistema digestivo são o refluxo gastroesofágico, a constipação intestinal, a gastrite, a esteatose hepática e a síndrome do intestino irritável.
Dicas para manter o sistema digestório com saúde
As doenças funcionais digestivas constituem o principal motivo para consultas e exames em todo o mundo, pois são universais, atingindo todas as etnias, classes sociais e faixas etárias. As mais frequentes são a dispepsia funcional, a síndrome do intestino irritável e a constipação intestinal funcional.
A endoscopia digestiva alta é o principal exame para o diagnóstico, é capaz de avaliar a gravidade e fazer biópsias. A endoscopia pode também diagnosticar a hérnia de hiato que á a passagem da transição esofagogástrica (linha Z) acima do pinçamento diafragmático.
Considerações gerais sobre sintomas digestivos
Os distúrbios que afetam o sistema digestivo (gastrointestinal) são chamados distúrbios digestivos. Alguns distúrbios afetam simultaneamente várias partes do sistema digestivo, enquanto outros afetam apenas uma parte ou órgão.
As principais doenças que “frequentam” os consultórios, relacionadas ao sistema digestivo são o refluxo gastroesofágico, a constipação intestinal, a gastrite, a esteatose hepática e a síndrome do intestino irritável.
Responsável por transformar os alimentos nos nutrientes que permitem o bom funcionamento do organismo, o sistema digestivo percorre um longo caminho, entre a boca e o ânus, passando por órgãos como o estômago, o fígado e os intestinos. Stresse, alimentação, consumo de tabaco e álcool e estilo de vida perturbam ou favorecem o percurso dos alimentos.
Logo, o tratamento inclui medicamentos específicos receitados pelo médico e uma alimentação com o mínimo possível de ácidos. É extremamente importante ressaltar que, além dessas dicas de prevenção, deve ser realizada uma consulta com o gastroenterologista (médico especialista no aparelho digestivo) quando esses problemas surgirem.
O aparelho digestivo humano é um conjunto de órgãos, que como o nome já diz, cuida da ingestão, digestão e absorção dos elementos nutricionais fundamentais para a nossa existência. É por onde passa o “combustível da máquina”. Esse conjunto de órgãos deve funcionar em sintonia, mas às vezes, condições e doenças atrapalham, e muito.
Qual a relação da arte com a vida?
Porque a primeira infância é tão importante?
Como trabalhar a educação ambiental de forma interdisciplinar?
Qual a classificação das glândulas quanto a função?
Como integralizar imóvel na empresa?
Como justificar texto no iPad?
Como interpretar resultado biópsia de mama?
Quanto tempo o Milbemax faz efeito?
Como obter o certificado digital IRPF?
Como usar o impermeabilizante Tecplus top da quartzolit?
Como dar um nome a um restaurante?