O bromo não se encontra na Natureza em estado livre, mas apenas integrando compostos semelhantes aos formados pelo cloro em jazigos salinos junto aos cloretos. A água do mar contém também sais de bromo, que foram descobertos ao analisar a púrpura (corante produzido por certos caracóis do Mediterrâneo).
É um líquido volátil vermelho à temperatura ambiente, com vapor marrom avermelhado. O bromo é obtido de água salgada nos Estados Unidos da América, por deslocamento com cloreto. ... O líquido é perigoso para o tecido humano e o vapor irrita os olhos e a garganta. O elemento foi descoberto em 1826 por Antoine Balard.
O bromo é um dos cinco elementos da tabela periódica que se encontram em estado líquido à temperatura ambiente, sendo o único não metálico: os outros são mercúrio, gálio, césio e frâncio.
O bromo é empregado na fabricação de produtos de pulverização, agentes não inflamáveis, produtos para a purificação de águas, corantes, brometos empregados em fotografia (brometo de prata, AgBr), desinfetantes, inseticidas e outros.
No enunciado diz que o Bromo tem 35 elétrons. Isso significa que ele tem também 35 prótons (representado pelo "x"). Sabemos disso pois ele está neutro. A= 2.
Antoine Jérôme Balard Carl Jacob Löwig Bromo/Descobridores
O bário é usado principalmente em velas de ignição, tubos de vácuo, foguetes pirotécnicos, e em lâmpadas fluorescentes.
Aplicações do Xenônio: mais utilizado em tubos de descargas (tubo de gás néon) onde é produzida uma cor azul esverdeada. Desta forma, o gás torna-se um dispositivo emissor de luz usado em tubos eletrônicos e em lâmpadas ultravioletas (para bronzeamento artificial).
Existem sete elétrons na camada de valência do Bromo, pois é um elemento da família 7A. A distribuição eletrônica desse elemento é: 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d10 4p5, totalizando, portanto, 35 elétrons. A camada de valência do Bromo é 4s2 4p5, e é a camada mais externa do átomo.
Br2
Bromo molecular/Fórmula
Um dos principais minerais que contém bromo é a bromargirita (AgBr). A extração é feita fazendo a redução dos íons bromo utilizando cloro (Cl 2) gasoso. 2Br(aq)- + Cl2 (g) → Br2 (l) + 2Cl(aq)- Observe que não é formado Br na forma elementar e sim na forma molecular Br 2.
O bromo não se encontra na Natureza em estado livre, mas apenas integrando compostos semelhantes aos formados pelo cloro em jazigos salinos junto aos cloretos. A água do mar contém também sais de bromo, que foram descobertos ao analisar a púrpura (corante produzido por certos caracóis do Mediterrâneo).
Bromo Origem do nome: Do grego brômos: odor, mau cheiro. Descobridor: Foi descoberto pelo químico francês Antoine-Jérôme Balard (1802-1876). Ano de descoberta: 1826
Os vapores de bromo têm coloração marrom avermelhada e são prejudiciais a saúde, pois irritam os olhos e garganta, além de causar inflamação do sistema respiratório, devendo por isso sempre ser manuseado em capelas de exaustão. Na forma líquida ao entrar em contato com a pele pode causar queimaduras graves.
Como lavar casaco impermeável quechua?
Como aprender a jogar sudoku fácil?
Como organizar a geladeira Anvisa?
Como lavar pano de prato na máquina de lavar?
Como organizar a geladeira nutricionista?
O que passar para limpar motor do carro?
Como se organiza os remédios na farmácia?
Como colocar vários áudios em um só?
Como organizar a casa nos dias da semana?
Como juntar várias planilhas em uma só Google?
Como lavar pano de prato lava e seca?
Como é a estrutura de um artigo científico?
Tem como juntar duas playlists no Spotify?
Quais são os níveis de hierarquia de uma empresa?
Como tratar alergia a corantes?
Como testar se o pen drive e original?