A cifose não costuma apresentar sintomas. O sinal mais comum é a mudança postural ou a deformidade. Algumas pessoas podem sentir dor nas costas leve e persistente.
Quais são os sintomas da cifose?
Tipos de cifose
A cifose, vulgarmente chamada de corcundez (a pessoa afetada sendo popularmente chamada de "corcunda"), é definida como um aumento anormal da convexidade posterior da coluna vertebral, sendo as causas mais importantes dessa deformidade, a má postura e o condicionamento físico insuficiente.
Para tratar a cifose leve pode ser necessário manter a boa postura no dia-a-dia e fazer exercícios que fortalecem as costas e o abdômen, mas nos casos mais graves, quando há hipercifose moderada ou grave são recomendadas sessões de fisioterapia ou cirurgia para corrigir a coluna.
"A corcunda, ou cifose, pode ser pela postura inadequada ou por uma questão estrutural do corpo. Quando essa corcunda é estrutural, ela pode ocorrer por diferentes problemas e de acordo com a faixa etária", explica o médico.
Cifose congênita frequentemente piora com o passar dos anos. Além do problema estético, há risco de compressão dos nervos. Por esse motivo, é frequente necessidade de correção cirúrgica da cifose congênita. Trata-se de deformidade tipo cifose, rígida, que surge durante a fase de adolescência.
O especialista em tratamento da coluna vertebral é a pessoa ideal para avaliar qual o melhor tratamento, e poderá indicar desde exercícios, reeducação postural global com fisioterapeuta ou, em último caso, cirurgia. Deformidade que acomete geralmente a coluna torácica.
Para tratar a cifose moderada são recomendadas sessões de fisioterapia com acompanhamento de um profissional, pelo menos 1 vez por semana durante 1 hora. Devem ser realizados exercícios cinesioterápicos, utilizando métodos de treino direcionado, como reeducação postural global, pilates e isostretching, por exemplo.
Cifose estrutural envolve um defeito real na coluna vertebral. Por exemplo, a doença de Scheuermann, um tipo de cifose estrutural que afeta adolescentes, ocorre quando segmentos da frente das vértebras crescem mais lentamente que os segmentos posteriores (placas de crescimento).
Portanto, cifose é apenas a descrição de um tipo de curvatura. Quando ela é acentuada demais acentuada, aí sim, estamos diante de uma patologia que é chamada de hipercifose. A hipercifose, uma doença óssea, acomete cerca de10% dos meninos e meninas em idade escolar.
Depende da causa que origina a deformação: se é consequência de uma postura incorreta, o tratamento é feito por meio de exercícios de fisioterapia, pelo uso de colchões mais firmes e, se necessário, o uso de coletes ortopédicos até se completar o crescimento; o tratamento dos outros tipos de cifose inclui a identificação e tratamento da causa.
A cifose está presente em todas as pessoas normais. Uma alteração possível nesta parte da coluna é a hipercifose, que é um aumento no grau da cifose torácica. Nesses casos, o que pode-se notar é a queda dos ombros para frente e uma posição chamada de “corcunda”.
Natação, hidroginástica ou remo: são bons exercícios para cifose já que ajudam a fortalecer os músculos das costas e melhora o condicionamento físico, ajudando a colocar os ombros para trás.
Como fazer uma limpeza pulmonar?
Como tirar a restrição de chamada do celular LG?
Qual a diferença do curso de Pedagogia e licenciatura em Pedagogia?
Quais as características do crescimento econômico?
Como calcular acerto de 2 meses de trabalho?
O que é criticismo dê exemplos?
Quantos ovos substitui um whey?
O que aconteceu em 1877 em 1879 e em 1882?
Como saber se vou receber os 600 reais do governo de Minas?
Qual a diferença entre Tesouro Selic e Tesouro Direto?
Qual o custo de mão de obra em uma construção?
O que acontece se eu não pagar uma multa de trânsito?
Quais são os métodos de avaliação da composição corporal?
Quando o padrasto morre o enteado têm direito à herança?
Quem tem problema de coração pode tomar diazepam?