As defesas do organismo contra a infecção incluem barreiras naturais, como a pele, mecanismos inespecíficos, como certos tipos de glóbulos brancos e a febre, e mecanismos específicos, como os anticorpos. Assim, a função do sistema imunológico é a de reconhecer os agentes agressores e defender o organismo da sua acção.
O corpo reage diariamente aos ataques de bactérias, vírus e outros micróbios, por meio do sistema imunológico. Muito complexa, essa barreira é composta por milhões de células de diferentes tipos e com diferentes funções, responsáveis por garantir a defesa do organismo e por manter o corpo funcionando livre de doenças.
Tanto as barreiras naturais como o sistema imunológico defendem o corpo contra os organismos que podem provocar infecção. (Consulte também Linhas de defesa). As barreiras naturais são constituídas pela pele, pelas membranas mucosas, pelas lágrimas, pela cera dos ouvidos, pelo muco e pelo ácido gástrico.
Essas células circulam pelo sangue e atuam como uma frente de proteção, que age de forma específica contra cada tipo de invasor. As células que iniciam o combate são chamadas de macrófagos. Elas capturam as substâncias estranhas encontradas no interior do organismo e alertam o sistema imunitário sobre a invasão.
Resposta antiviral A defesa antiviral é composta por alterações nas células que impedem a replicação viral e aumenta a suscetibilidade à morte por linfócitos, eliminando assim os reservatórios de infecção viral.
Saiba que tipo de defesas nos pode proteger. O nosso organismo possui mecanismos de defesa para combater os diferentes agentes que podem invadir o organismo e provocar infecções, ou mesmo reacções alérgicas. As defesas do organismo contra a infecção incluem barreiras naturais, como a pele, mecanismos inespecíficos, como certos tipos de glóbulos ...
O nosso organismo possui mecanismos de defesa para combater os diferentes agentes que podem invadir o organismo e provocar infecções, ou mesmo reacções alérgicas. As defesas do organismo contra a infecção incluem barreiras naturais, como a pele, mecanismos inespecíficos, como certos tipos de glóbulos brancos e a febre, e mecanismos específicos, ...
Todavia, estes mecanismos inespecíficos de defesa podem ser ultrapassados por uma grande quantidade de microrganismos invasores, ou por outros factores que reduzam as defesas do corpo humano.
Assista o vídeo ao lado, ele pode estimulá-lo a conhecer um pouco mais das defesas do nosso corpo. Ao longo dessa aula, vocês conhecerão algumas defesas que o corpo humano pode ter quando atacado por doenças. 5.
Como preservar o cheiro de uma roupa?
Como se escreve por extenso os números decimais?
Em quais situações poderá haver a recusa ao serviço do júri?
Pode limao no jejum intermitente?
Como se sente uma pessoa que está em coma?
Quais são exemplos de metodologias ativas?
Em qual período os alemães vieram para o Brasil?
São fatores de qualidade de vida no trabalho QVT?
Quais são as áreas do Estado de Minas Gerais que produzem leite?
O que pode representar o elemento fogo?
Como clarear a pele após tomar sol?
Qual o melhor procedimento para tirar manchas do rosto?
Porque eu aperto os dentes quando durmo?
Quem trabalha no Ibama faz o quê?