A logística e a cadeia de suprimentos tem por objetivo realizar a gestão de todas as operações associadas à organização interna e externa de uma empresa, garantindo coordenação e integração entre todos os componentes da cadeia, como fornecedores, consumidores e prestadores de serviço.
Cadeia de suprimentos, ou supply chain, é o nome dado ao conjunto de processos interligados que abrange todo o ciclo de vida de um determinado bem e toda a operação de uma empresa: compra de matéria-prima, produção, armazenamento, movimentação interna, transporte e distribuição até o consumidor final.
O conceito de cadeia de suprimentos pode ser definido como a junção de uma série de processos que fazem parte do ciclo de vida de um determinado bem. O sucesso operacional de uma empresa, nos moldes do mercado atual, é diretamente proporcional à maneira como a cadeia de suprimentos é gerenciada.
Cadeia de Suprimentos trata-se de um conjunto das atividades que integram os canais de aquisição, produção, armazenamento e distribuição, utilizando serviços, materiais e informações presentes em cada etapa.
Papel do Transporte na Logística O transporte é uma das principais funções logísticas. ... O transporte de mercadorias é utilizado para disponibilizar produtos onde existe demanda potencial, dentro do prazo adequado às necessidades do comprador.
Para ter uma cadeia de suprimentos com alto padrão de competência, é necessário incluir formas de melhoria nas seguintes atividades:
Dicas para realizar uma cadeia de suprimentos
Isso quer dizer que, através da cadeia de suprimentos, a empresa consegue criar um sistema que une as pessoas, as funções, os dados e os recursos envolvidos no transporte do seu produto/serviço, desde a obtenção da matéria-prima, produção, contato com os fornecedores, até a distribuição ao cliente final.
A logística e a gestão de cadeia de suprimentos têm como objetivo gerenciar todas as tarefas referentes à logística interna e externa de uma organização, além de proporcionar controle e cooperação entre todos os integrantes dessas atividades. São eles: fornecedores, prestadores de serviço e consumidores.
O desenvolvimento tecnológico aliado à inovação em serviços no âmbito administrativo tem gerado diversas possibilidades de aprimoramento na gestão da cadeia de suprimentos. Essa junção vem contribuindo para a emergência de tendências cada vez mais aplicáveis a esse tipo de gerenciamento. Na sequência, vamos abordar as principais.
Dica importante: toda a cadeia de suprimentos deve usar um único software de gestão para garantir a eficiência de cada processo. A escolha de qual sistema utilizar, vai depender das demandas da organização. Terceirizar determinados processos pode ser uma saída para a empresa minimizar custos como, produção, transporte, armazenamento, entre outros.
Qual era a espada do Gold Roger?
Quais são os tipos de hipertonia?
Quais são 2 características do flip-flop RS mestre escravo?
Qual a importância das finanças pessoais?
Porque o RNA tem fita simples?
Qual a principal função de um bibliotecário?
São características de um contrato de seguro?
Em que consiste o recozimento para alívio de tensões?
Porque tem aranha no meu quarto?
O que aconteceu com o 737 MAX?
O que precisa para ter residência em Portugal?
Qual foi a contribuição de Tarsila do Amaral para a Semana de Arte Moderna?
Como usar a função Infodadostabeladinamica?
Quem tem direito à justiça gratuita CLT?