Repare que no acorde de DÓ MAIOR tocamos cinco notas (pois não tocamos a 6ª corda do violão). Dessas cinco notas duas se repetem, temos então apenas três notas distintas: DÓ, MI e SOL. Essas três notas juntas formam o acorde de DÓ MAIOR, e o nome dado ao acorde formado por três notas é TRÍADE.
#2 – ACHANDO AS TRÍADES Para formar uma tríade precisamos da 1ª, 3ª e 5ª de cada acorde. Mas lembrando que iremos ter que ajustar algumas notas a escala. Por exemplo, a 1ª, 3ª e 5ª de lá são as notas: lá, dó#, mi. Só que na escala menor a nota dó é natural, então o acorde ficará com estas notas: lá, dó, mi.
Um acorde maior será sempre formado por Tônica, Terça Maior e Quinta Justa. Já o acorde menor possui a mesma tônica e quinta que o maior, e o que muda será a terça. Portanto, um acorde menor será sempre formado por Tônica, Terça Menor e Quinta Justa. Existem também os acordes chamados de diminutos.
Para montar o tétrade bastam as 4 notas da sua formação, a Tônica, a terça, a quinta e a sétima. Independente da inversão (nota mais grave) o acorde será sempre o mesmo.
As tríades sempre se caracterizam pela junção de duas terças, no caso da tríade menor, uma terça menor e uma maior, formando um intervalo de terça menor e um intervalo de quinta justa em relação à fundamental, ou tônica. Por exemplo: No caso de uma tríade de Dó menor, a fundamental ou tônica é a nota dó.
As tríades são parte de um todo, que é mar e chão submerso.” São conjuntos de notas, oriundos de uma estrutura escalar, organizadas em fundamental, terça e quinta. Refere-se a uma estrutura de duas terças sobrepostas. Uma tríade pode ser maior, menor, aumentada ou diminuta.
As melodias geralmente são feitas dentro de um contexto em que existe um Centro Tonal indicando uma harmonia e uma escala. Para montar o campo harmônico da escala maior é necessário conhecermos os intervalos e notas pertencentes a ela e depois montamos os acordes em cada intervalo de acordo sobrepondo as terças.
Existem apenas 4 tipos de tríades: Maiores: Compostas pela nota fundamental, terça maior e quinta justa. Menores: Compostas pela nota fundamental, terça menor e quinta justa. Aumentadas: Compostas pela nota fundamental, terça maior e quinta aumentada. Diminutas: Compostas pela nota fundamental, terça menor e quinta diminuta.
O tipo de acorde mais simples é chamado de Tríade, e é feito de três notas, sendo elas a tónica ,a terça, e a quinta (se já viu as aulas sobre escalas maiores e intervalos já deverá estar familiarizado com estes termos, se ainda não viu aconselhamos a voltar).
A tónica carrega o nome do acorde e os acordes carregam a letra da tónica. A segunda nota da tríade é a terceira. A terceira do acorde é assim chamada porque é o terceiro intervalo da nota tónica do acorde. A qualidade de um acorde é determinado por esta nota. É ela que irá determinar se um acorde é maior ou menor.
Quando você faz um DÓ MAIOR em seu violão, você está fazendo um acorde. Uma nota é um som isolado. Cada uma das cordas do violão está fazendo uma nota diferente quando você toca o DÓ MAIOR, veja no desenho abaixo: Um acorde é, portanto, um conjunto de notas.
Quantos caracteres tem o resumo de um artigo?
Como medir a resistência de isolamento?
Quais são as vias de contaminação da infecção cruzada?
Porque pessoas com Alzheimer dorme muito?
Quantas calorias tem 300 gramas de macarrão?
Como tirar a REx do PDDE emergencial?
O que é ter Plutão em escorpião?
Como conviver com parentes toxicos?
Como é o processo de desencarne?
Como é contabilizada a depreciação?
Como saber se é ouro branco ou não?
Qual é a antepenúltima sílaba?
Como editar um PDF para preencher?
Quando se engasga com água o que fazer?