Há uma fórmula simples para calcular o capital de giro: CGL = AC – PC. Em que “AC ” refere-se a ativo circulante (aplicações financeiras, caixa, bancos, contas a receber, dentre outros recursos) e PC corresponde ao passivo circulante (contas a pagar, fornecedores, empréstimos…).
Formas de como usar o capital de giro
Administrar o capital de giro da empresa significa avaliar o momento atual, as faltas e as sobras de recursos financeiros e os reflexos gerados por decisões tomadas em relação às compras, vendas e à administração do caixa. Fatores que levam à diminuição do capital de giro Redução de vendas Crescimento da inadimplência
Como já dissemos neste texto, o capital de giro é fundamental para um negócio se manter e crescer, mas a competitividade também. É a capacidade de competir que possibilita ganho e manutenção de fatia de mercado. Do contrário, os competidores podem tomar a fatia da empresa pouco a pouco e dificultarem que ela atinja novos negócios.
Pela fórmula, é possível notar que o capital de giro se relaciona diretamente com a gestão de estoque. Aliás, por mais que muitos se esqueçam, o estoque também é dinheiro, só que em forma de capital imobilizado. Além disso, ele também entra no somatório dos ativos circulantes e impacta o dimensionamento do capital de giro.
O capital de giro é fundamental na operação de toda empresa, além de ser fundamental como recurso reserva. Para que uma empresa se mantenha no mercado da maneira adequada, é fundamental que ela calcule corretamente este indicador super perigoso.
O que fazer para melhorar a memória?
Qual é a diferença entre o jogo e a brincadeira?
Para que serve o exame de VHS?
Com quantos meses começa a aparecer a barriga?
Qual o tempo máximo de um intercâmbio?
Qual a melhor escola de cinema do mundo?
Quantas esposas tem o sheik de Dubai?
Qual a origem da cidade de Macapá?
Como por fundo de uma imagem no paint?
Como desligar o nintendo switch?