Abra a vulva da matriz e use um lubrificante não-espermicida para introduzir o cateter. Faça isso de forma firme, mas gradativamente e com gentileza para reduzir o estresse e evitar qualquer dano ao aparelho reprodutor da matriz suína. Depois disso, o frasco contendo o sêmen deve ser acoplado na extremidade do cateter.
A técnica de inseminação artificial tradicional consiste na introdução de uma pipeta que é fixada na cérvix da porca. Para essa técnica, são necessários 80 a 90 ml em uma dose de sêmen, que corresponde a cerca de 3 bilhões de espermatozoides por dose.
A IA em suínos abrange duas técnicas principais, ou seja, IA Intra Cervical (IAIC) e a IA Pós Cervical (IAPC). A IAIC consiste na aplicação dos espermatozoides no terço final do corpo uterino e a IAPC na aplicação dos espermatozoides na porção anterior do corpo do uterino.
Os melhores resultados com o emprego da inseminação artificial serão obtidos se esta for realizada próximo à ovulação, até 12 a 16 horas antes, em leitoas (Waberski et al., 1994) e até 24 horas antes da ovulação em porcas (Weitze et al., 1995).
Passo-a-passo da Inseminação ArtificialPrimeiro Passo: Consulta. ... Inicio do tratamento de Inseminação Artificial.1 – Estimulação ovariana (10 a 12 dias) ... 2 – Indução da ovulação (36 horas) ... 3 – Preparação do sêmen (2 horas) ... 4 – Inseminação (14 a 16 dias) ... 5 – Beta.Teste de gravidez (7 a 10 dias)
34 curiosidades que você vai gostar
A inseminação artificial caseira ganhou destaque nas últimas semanas em alguns jornais e sites. A prática envolve basicamente a coleta do sêmen de um doador e sua inseminação imediata em uma mulher com uso de seringa ou outros instrumentos, como cateter.
Apesar do maior risco de gravidez estar na penetração e ejaculação dentro da vagina, existe a possibilidade – mesmo que menor – de acontecer uma gestação se algém introduzir os dedos sujos de sêmen dentro do canal vaginal.
Para os leitões, o período pós-desmame é o momento de maior desafio e estresse a que são submetidos, pois além da separação da mãe, existem outros fatores estressantes aos animais como: população (mistura com demais indivíduos), mudança nutricional (alimentação líquida – leite > alimentação sólida – ração), mudança de ...
A indução ao cio ou puberdade nas fêmeas suínas é feita através do seguinte manejo: - Procedimento para indução da puberdade: duas vezes ao dia o rufião (macho preparado com idade superior a 11 meses e sexualmente maduro) deve ser levado e colocado na baia coletiva junto com as fêmeas pelo período de 10 a 15 minutos.
Contudo, o momento de maior estresse para os leitões é a fase do desmame e, se os cuidados não forem devidamente tomados, essa fase pode ser um dos gargalos da produção. O processo de desmame tal como ocorre na cadeia produtiva moderna gera estresse ambiental, psicológico/social e nutricional nos leitões.
O coletor deve segurar o pênis fazendo pressão na cabeça e direcioná-lo ao frasco coletor para a coleta do ejaculado. Deve-se utilizar frascos graduados previamente aquecidos a 35°C, protegido em recipiente isotérmico (por exemplo, proteção de isopor), com filtro na boca para separar a fração gelatinosa do ejaculado.
O maior entrave à expansão dessa técnica é a impossibilidade de preservar o sêmen por longos períodos sem prejuízo da capacidade de fertilização.
Continue a leitura para ver sobre 9 vantagens da Inseminação Artificial de Bovinos:Controle de doenças sexualmente transmissíveis em bovinos. ... Melhoramento genético em bovinos. ... Economia. ... Padronização dos rebanhos bovinos. ... Redução de acidentes com trabalhadores e com vacas. ... Mais descendentes de um mesmo produtor.
Privar as porcas de ração no dia do parto, mantendo somente água a sua disposição (15-20 litros/dia). Acompanhar o parto, dando toda a atenção possível à porca e aos recém-nascidos. O objetivo no manejo alimentar é evitar a constipação e conservar os aportes de energia.
Há uma grande variação fisiológica quanto à duração do período de cio, com extremos de 24 e 96 horas. No entanto, a média de duração do estro em um rebanho é de 56 a 60 horas. Este período tende a ser mais curto em leitoas e mais prolongado em porcas.
O melhor indicador de que a vaca está no cio é quando ela fica parada e aceita ser montada. Outros sinais que identificam o cio são: Animais agitados, mugindo ou lambendo e cheirando outros animais do rebanho leiteiro. Realizam tentativas de monta em outros animais que podem ou não estar no cio.
Recomendamos um período de adaptação de pelo menos 40 dias, das leitoas na granja nova; antes da cobertura. Durante este período as fêmeas são alimentadas com ração gestação (2,5 kg/animal/dia) com o objetivo de mantermos as fêmeas sem excesso de ração para uma possível resposta positiva ao flushing.
Para estimular a puberdade, aconselha-se usar um macho a partir dos 150 dias de idade da fêmea. Esta estimulação é feita colocando-se diariamente um macho dentro da baia com as marrãs por cerca de 10 a 15 minutos duas vezes ao dia.
Durante a gestação, as fêmeas devem receber ali- mentação devidamente balanceada e suficiente para que conservem um estado nutricional adequado, ob- tendo nutrientes necessários para assegurar a so- brevivência dos embriões, além de conseguir maior número de leitões vivos ao parto, maior consumo de alimento durante a ...
A resposta dos suínos ao estresse térmico consiste, principalmente, na intensificação da dissipação de calor por evaporação pelo trato respiratório, seguida da redução no consumo de alimentos, com consequente redução na ingestão de energia, constituindo um esforço do animal em reduzir a produção de calor metabólico.
Esse fato pode levar a mobilização de gordura corporal, aumentando a perda de peso, reduzindo a produção de leite, aumentando a taxa respiratória, a temperatura retal e comprometendo o desenvolvimento da leitegada.
Para proporcionar bem-estar aos animais, os cuidados durante a fase de engorda devem ser relacionados:à alimentação saudável e em quantidade suficiente;à água potável, limpa, fresca e abundante;às instalações seguras, para que os animais não se machuquem;às temperaturas adequadas;ao espaço para movimentação;
O líquido pré-ejaculatório pode, sim, conter espermatozoides. Sim. Embora a chance seja menor devido à quantidade reduzida, esse fluido pode conter espermatozoides; logo, há possibilidade de gravidez.
Mas, para acontecer, é necessário que o dedo seja introduzido imediatamente após a ejaculação, já que os espermatozoides sobrevivem apenas 2 minutos fora do corpo.
Você pode engravidar mesmo se você usar o método de retirada ou “coito interrompido” Sim. O método de contracepção de retirada, também conhecido como "coito interrompido", é quando o pênis é retirado da vagina, afastando os órgãos genitais antes de ejacular.
O que é conjugação verbal exemplo?
Como é feita a cola Super Bonder?
Faz mal usar creme de pele vencido?
É possível ter a velocidade do Flash?
Qual o principal elemento dessa Guerra Fria?
Como centralizar objetos HTML?
Como podemos representar um vetor?
Como comprar ingresso para o Vaticano pela internet?
Como eliminar lipoma de forma natural?
Qual a diferença de sólido geométrico e figura geométrica?
Quais são as falanges de Oxum?
Como morreu Bradley Cooper em Nasce Uma Estrela?
Como se escreve 1500 00 reais por extenso?
Qual é o conceito da escola tradicional?
Qual o número atômico e o número de massa de um átomo com 22 elétrons e 26 nêutrons?