Determinar a raiz quadrada consiste em calcular o número que, elevado ao quadrado, gera o valor desejado. Por exemplo, a raiz quadrada do número 25 corresponde ao número 5, pois 5² é igual a 25.
80 não é um quadrado perfeito, por isso não tem raíz exata. Pra você encontrar uma raíz aproximada, você deve fatorar 80. √80 = √2·2·2·2·5 = √2²·2²·5 = 4√5 que é aproximadamente 8.94.
Atenção: o importante é eliminar a raiz (que pode ser quadrada, cúbica, etc), mantendo uma fração "equivalente", ou seja, que representa o mesmo valor. Uma dica é multiplicar tanto o numerador (parte de cima), quanto o denominador pelo mesmo número, o que não interfere na igualdade.
Algumas raízes não possuem resultado exato, por isso devemos pelo menos utilizar a simplificação de raízes utilizando a fatoração. Por exemplo, vamos simplificar a seguinte expressão: √72 (raiz quadrada do número 72). Portanto, a forma fatorada de √72 é 6√2.
Por exemplo, vamos verificar a raiz quadrada aproximada do número 12. De acordo com a reta numérica, a √12 está localizada entre a raiz quadrada dos seguintes números quadrados perfeitos: 9 e 16. Dessa forma, temos que: √9 = 3 e √16 = 4. Portanto, a √12 possui como resultado, um número decimal entre 3 e 4.
Antes que possamos simplificar a raiz, continuamos a fatorar até que a tenhamos quebrado em duas partes idênticas. Isso faz sentido se você pensar no que significa uma raiz quadrada: o termo √ (2 x 2) significa "o número que você pode multiplicar por si mesmo que seja igual a 2 x 2."
Assim que descobrimos esses fatores, podemos reescrever a raiz quadrada numa forma mais simples, às vezes até transformando-a num número inteiro normal. Por exemplo, √9 = √ (3x3) = 3. Siga os passos abaixo para aprender como fazer esse processo com raízes quadradas mais complicadas. Divida pelo menor número primo possível.
Raízes não exatas. As raízes que não possuírem como resultado um número inteiro positivo, terá como resultado um número irracional. Por exemplo: Com o uso de uma calculadora podemos encontrar o resultado. Simplificação de radicais. Exemplo 1. Simplifique o seguinte radical: Exemplo 2. Exemplo 3.
Por exemplo: Com o uso de uma calculadora podemos encontrar o resultado. Para calcularmos outras raízes utilizamos a mesma ideia da raiz quadrada e da raiz cúbica. Não pare agora...
Qual foi a melhor fase do Brasil?
Quantos tipos de ergonomia existem?
Como salvar a vida de um bebê que nasce com eritroblastose?
Quando a prescrição pode ser alegada?
Qual a diferença entre Guarda Civil Municipal e Guarda Municipal?
São objetivos específicos da epidemiologia?
Que ano cristiano araújo morreu?
O que é um medicamento similar?
Tem vírgula antes de bem como?
Qual a porcentagem de pessoas obesas no Brasil?
Quando tem duas ligações duplas?
Quando ocorre a interseção entre duas retas o que fica determinado como resultado?
O que acontece depois do recurso provido?
Como preparar uma solução de NaOH 1 normal?
Como deixar o signo de Câncer feliz?
O que é o carmim de cochonilha?