Na Antiguidade , principalmente na Grécia antiga, onde a perfeição do corpo era venerada, as reações diante das pessoas com a pessoa com deficiência era o abandono, a eliminação ou o sacrifício. Em alguns lugares de Roma, podiam ser mortos ou submetidos a um processo de purificação para livrá-los de maus desígnios.
Na Antiguidade, prevaleceu a absoluta exclusão da pessoa com deficiência. Com o surgimento do Cristianismo, as pessoas com deficiência passaram a ser percebidas como merecedoras de cuidados e atenção especial, não obstante sua marginalização.
Na Roma Antiga, tanto os nobres como os plebeus tinham permissão para sacrificar os filhos que nasciam com algum tipo de deficiência. Da mesma forma, em Esparta, os bebês e as pessoas que adquiriam alguma deficiência eram lançados ao mar ou em precipícios.
As pessoas com deficiência física (antes chamadas “deficientes físicos”) eram ligadas à área da saúde, em centros de reabilitação, mantidos por iniciativa não governamental. Esses centros surgiram a partir da epidemia de poliomielite nos anos 19, adotando terapias instituídas a partir da II Guerra Mundial.
Mencionamos ainda que os egípcios valorizavam as pessoas com deficiências, porque era constante o fato de pessoas ficarem cegas no Egito, devido às tempestades de areia que acaba por proporcionar infecções que vinham a resultar em cegueiras.
No século XIX na França, Jean Itard elaborou o primeiro programa sistemático de educação especial, sendo assim considerado o pai da Educação Especial.
Educação Inclusiva no Brasil
No início da idade média, os deficientes físicos e mentais eram frequentemente vistos como possuídos pelo demônio e eram queimados como as bruxas. ... Depois passou a ser uma prática comum na sociedade feudal a segregação das pessoas com deficiências em hospitais ou asilos.
Como as pessoas com deficiência eram tratadas antigamente? Leave a comment Ao longo da história da humanidade, as pessoas que nasciam com deficiência eram invisíveis para a sociedade.
Registros históricos mostram que no período que compreende os anos de 12, pessoas com deficiência eram submetidas a diversos procedimentos que em muitos casos levavam à morte como pode ser observado na Tabela 1 (adaptada de ADAMS, 2007). Tabela 1.
Registre-se que a sociedade do antigo Egito tinha certa tolerância para com as pessoas com deficiência em face das próprias crenças e tradições cultivadas por aquele povo.
As pessoas com deficiência, via de regra, receberam dois tipos de tratamento quando se observa a História Antiga e Medieval: a rejeição e eliminação sumária, de um lado, e a proteção assistencialista e piedosa, de outro. Na Roma Antiga, tanto os nobres como os plebeus tinham permissão para sacrificar os filhos que nasciam com algum tipo de ...
O que significa rogar uma praga?
Qual a formação do agente social?
Como fazer um xarope caseiro para resfriado?
Como é chamado o ponto cardeal oriental?
Como fazer D com 7 no teclado?
Como embalar encomenda Correios devolução?
Como oferecer limpeza de pele?
São requisitos do concurso de pessoas I pluralidade de condutas?
Para que é usado o policarbonato?
Qual foi o pior pecado de Davi?
Quais os recursos cabíveis no processo do Trabalho?
Para que serve lavar o cabelo com açúcar?
O que é uma grandeza de exemplos?
É verdade que distintos são sempre colineares?
Qual a diferença entre relações intraespecíficas e Relações interespecíficas dê exemplos?