Jurisprudência […] é o resultado de um conjunto de decisões judiciais no mesmo sentido sobre uma mesma matéria proferidas pelos tribunais. É formada por precedentes, vinculantes e persuasivos, desde que venham sendo utilizados como razões do decidir em outros processos, e de meras decisões.
A jurisprudência surgiu no direito inglês que foi desenvolvido para ir contra os costumes locais que não eram comuns. Para combater isso, o rei enviava juízes que presidiam o júri e constituiu um sistema de regras em tribunais separados. ... O real significado de jurisprudência significa "a ciência da lei".
As resenhas de jurisprudência podem ser conceituadas como resumos juris- prudenciais feitos a partir da pesquisa e extração de teses jurídicas contidas em um conjunto de acórdãos proferidos pelos órgãos colegiados dos tribunais de contas e que indicam, por meio desse conjunto representativo de julgados, o entendimento ...
Serve para pacificar os conflitos, com conteúdo decisório que, como resultado, produz uma sentença. Pode condenar ou absolver o réu e reconhecer ou não o direito do reclamante. Neste caso entendemos decisão judicial em sentido amplo, ou seja, a sentença que estabeleça um sentido sobre determinada matéria.
Quais os tipos de jurisprudência? As jurisprudências podem ser de tribunais de segundo grau ou de tribunais superiores (Supremo Tribunal Federal e Superior Tribunal de Justiça). Quanto maior for a força hierárquica do julgador, maior sua capacidade de gerar impactos com suas decisões.
Jurisprudência é um termo jurídico, que significa o conjunto das decisões, aplicações e interpretações das leis A jurisprudência pode ser entendida de três formas, como a decisão isolada de um tribunal que não tem mais recursos, pode ser um conjunto de decisões reiteradas dos tribunais, ou as súmulas de jurisprudência, ...
Nesse sentido, jurisprudência é “a forma de revelação do Direito” resultante do exercício da jurisdição, decorrente de uma “sucessão harmônica de decisões dos tribunais”[3]. A importância da jurisprudência na formação do Direito é notória nos dias atuais, ao interpretar e aplicar as normas jurídicas[4].
Em um sentido estrito, contudo, jurisprudência é o conjunto de decisões que refletem a interpretação majoritária de um tribunal e sedimentam, desse modo, um entendimento repetidamente utilizado. Nas palavras do processualista Daniel Amorim Assumpção Neves [1]:
Desse modo, auxilia na interpretação tanto do juízo quanto das partes acerca de um caráter decisório. Nesse sentido, portanto, a jurisprudência diferencia-se do precedente. Embora ambos sejam frutos da jurisdição,a jurisprudência é um conjunto decisório e não somente um julgado utilizado como fundamento para julgados posteriores.
Embora ambos sejam frutos da jurisdição,a jurisprudência é um conjunto decisório e não somente um julgado utilizado como fundamento para julgados posteriores. […] o precedente é objetivo, já que se trata de uma decisão específica que venha a ser utilizada como fundamento do decidir em outros processos.
O papel da jurisprudência, então, é uniformizar e balizar a aplicação do Direito em um tribunal. Contudo, não deve ser o único fator determinante para uma decisão, ainda que vincule, em certo nível, a sentença.
Qual a pior posição para quem tem hérnia de disco?
Quem tem problema de pressão pode viajar de avião?
Beto carreiro pode levar comida?
Como aumentar Ovulos naturalmente?
Com quantos anos pode usar sutiã de bojo?
Quem foi o cangaceiro mais famoso do Brasil?
Palavras que rimam com divertidos?
Quais são os sintomas de uma inflamação?
Quais são as Kekkei Genkai do Naruto?
O que significa bce em ingles?
Quais são as Boas Práticas de laboratório?
Qual palavra substitui encantador?