Para encontrar o Cruzeiro do Sul você pode recorrer a duas estrelas da constelação do Centauro, muito brilhantes, conhecidas como guardiãs da cruz. Elas estão sempre próximas do Cruzeiro do Sul, como se estivessem guardando a cruz e apontando sua direção: Alfa do Centauro e Beta do Centauro.
A Constelação do Cruzeiro do Sul é uma das formações mais conhecidas do céu meridional, se localiza próximo do Polo Sul e sua visualização só é possível no hemisfério sul ou regiões do hemisfério norte próximas à linha do equador. Das 88 constelações conhecidas, o Cruzeiro do Sul é a que ocupa menor área no céu.
Em relação a essas estrelas, o Cruzeiro do Sul estará sempre acima do horizonte para todos os lugares situados entre o pólo sul e o paralelo austral de latitude igual a -32 graus 54 minutos e poderá ser visto durante o ano a qualquer hora da noite.
A constelação de Crux, o Cruzeiro do Sul, aponta no rumo do Pólo Sul celestial. Se a constelação for vista como representando uma cruz latina em pé, o pólo sul celestial está no presente bem próximo a 4,5 vezes a altura da cruz abaixo da base dela.
O Cruzeiro do Sul é a menor (a que ocupa uma menor área no céu), de todas as 88 constelações....Distâncias ao Sistema Solar das cinco estrelas mais brilhantes do Cruzeiro do Sul:
Estrela | Distância em Ano-Luz |
---|---|
g | 88.00 |
d | 258.00 |
e | 59.00 |
Cruzeiro do Sul (Cru) Os navegantes europeus no século XVI transformaram essa parte do Centauro em outra constelação e a chamaram de Cruzeiro do Sul. Por sua vez, o cruzeiro ajudava nas rotas dos navegantes, pois o eixo maior da cruz aponta aproximadamente para o pólo Sul celeste.
O Cruzeiro do Sul se encontra no plano da nossa galáxia, o que faz com que o vejamos sobre a faixa esbranquiçada que corta o céu de fora a fora, conhecida por Via Láctea (Essa faixa nada mais é que a visão que temos de nossa própria galáxia, vendo-a por dentro.
Isso não quer dizer, entretanto, que nós podemos ver o Cruzeiro do Sul durante todo esse período, uma vez que nem todo ele transcorre à noite. A época do ano em que vemos o Cruzeiro do Sul no céu durante toda a noite vai do final de fevereiro ao final de abril.
O Cruzeiro do Sul é formado por cinco estrelas; as quatro estrelas mais brilhantes formam uma cruz inclinada para um lado. Identifique as duas estrelas que compõem o eixo longo da cruz. Essas estrelas formam uma linha que "aponta" para um ponto imaginário no céu acima do Polo Sul.
O que aconteceria se alguém, afirmando ser um grande navegante, resolver comandar, ou mesmo opinar, sobre a condução de um grande navio, sabendo-se que tal pessoa não sabe identificar nos céus nem mesmo o Cruzeiro do Sul? Certamente, esse navio vai ficar à deriva e nunca chegará a lugar nenhum, podendo inclusive encontrar um iceberg e afundar.
Depois de localizar a constelação do Cruzeiro do Sul o observador deve traçar uma linha reta imaginária da Estrela de Magalhães (a estrela mais afastada das outras três), precisamente quatro vezes e meio o tamanho de toda a constelação, feito isso, só traçar uma linha vertical “imaginário” no sentido da Terra, nesta direção está o Sul .
Catalogada por Ptolomeu, o Cruzeiro do Sul é um excelente relógio, pois a linha formada por suas estrelas Alfa e Gama (seu braço mais extenso) giram em torno do polo em aproximadamente 24 horas. Esse braço mais extenso serve também para identificar o Polo Sul, situado a uma distância de 3,5 vezes a longitude da própria constelação.
Como foi criado o basquete 3x3 * sua resposta?
Onde Quando e como surgiu o golfe?
Como foi desenvolvida a teoria da energia térmica?
Como foi a regência de Dom Pedro Primeiro?
Quem era pra ser a Gossip Girl?
Que órgão do governo brasileiro reconheceu os Arcos da Lapa como patrimônio histórico?
Como Oparin e Stanley Miller contribuíram para os estudos da origem da vida?
O que acontece em Turma da Mônica Jovem?
Como foi criada a pirâmide alimentar brasileira?
Como foi feito o filme do Godzilla?
Por que foi criado o calendário?
Quem definiu que o ano tem 365 dias?
Por que foi criada a igreja protestante?