Análise das pirâmides etárias
Criar uma pirâmide de população
As pirâmides etárias são usadas, não só para monitorar a estrutura de sexo e idade, mas como um complemento aos estudos da qualidade de vida, já que podemos visualizar a média do tempo de vida, a taxa de mortalidade e a regularidade, ou não, da população ao longo do tempo.
Os países menos desenvolvidos, com menores taxas de qualidade de vida e expectativa de vida baixa apresentam a base sempre mais extensa que as demais, e até mesmo uma pirâmide curta, em relação a baixa expectativa de vida. ...
A pirâmide etária é um gráfico com dados analíticos do levantamento de informações dos grupos populacionais de um país, cidade, estado ou região classificados pela idade e sexo. ... A representação dos dados é disposta em três partes do formato piramidal: base, corpo e topo.
Uma pirâmide etária estrutura-se por agrupamentos em barras horizontais de grupos de idades separados por sexo. As partes mais inferiores da pirâmide representam os grupos mais jovens em termos de faixas de idade, ao passo em que as suas partes superiores representam a população idosa.
Organizando os dados para fazer um gráfico de pirâmide
Pirâmide etária é um gráfico organizado para classificar a população de uma determinada localidade conforme as faixas de idade, dividindo-as por sexo. ... As pirâmides populacionais são importantes no sentido de elaborarem um planejamento público a médio e longo prazo.
Importância da Pirâmide Etária A Pirâmide Etária é uma importante ferramenta para análises demográficas. Com ela, é possível vislumbrar um cenário geral da população de um país, principalmente no que diz respeito aos índices de qualidade de vida, como o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).
A pirâmide é uma figura geométrica espacial, mais precisamente um poliedro. Ela é composta por uma base e um vértice. Sua base pode ser triangular, pentagonal, quadrada, retangular, paralelogramo. Já o vértice, corresponde ao ponto mais distante da base da pirâmide e que une todas as faces laterais triangulares.
Assim, o formato piramidal vai se desfazendo, dando lugar a uma “pirâmide” com a base em diminuição, enquanto o pico se alarga. As características da Pirâmide Etária Brasileira são típicas de um país em franca transição demográfica, a qual vem apresentando-se de forma brusca ultimamente.
Através da pirâmide etária é possível delimitar as estratégias governamentais a médio e longo prazos para gestão de recursos. Se a população pende para um aumento no número de jovens, serão necessários investimentos que deem suporte para esse crescimento populacional.
A principal informação fornecida pelas Pirâmides Etárias diz respeito à expectativa de vida das populações e, portanto, traduz-se em termos de qualidade de vida das mesmas. Assim, quanto mais alta for esta pirâmide, melhores serão as condições de existência.
A Pirâmide Etária de um país desenvolvido pode apresentar, basicamente, dois modelos distintos. A característica predominante é um topo alargado , dada a grande expectativa de vida da população.
Qual é a teoria que fundamenta aprendizagem criativa?
Quanto tempo tenho para ativar o Windows?
Como cancelar um curso depois dos 7 dias?
Quem são as pessoas gramaticais?
O que são elementos descritivos?
O que são aerofones cordofones idiofones e membranofones?
Como fazer cálculo de entrega?
Quanto tempo demora um processo em fase de execução?
Para que serve a água destilada para autoclave?
O que aconteceu no dia 25 de dezembro?
Quais são as principais características do multiculturalismo brasileiro?
Qual a lei do assédio moral no ambiente de trabalho?
O que é uma linguagem não procedural?