Mas essa raiz é conhecida por muitos outros nomes Brasil afora: mandioca, macaxeira, aipim, maniva, castelinha, uaipi, maniveira, pão-de-pobre…
No Rio de Janeiro e algumas regiões do Nordeste, também é chamada de "Aipim". Outros apelidos: "Castelinha", "Uaipi" e "Macaxeira". A Mandioca é chamada por outros nomes pelo Brasil!
Batata baroa – Também conhecida como “mandioquinha” no nordeste ou “batata salsa” no sul e centro-oeste do Brasil, a batata baroa é também conhecida amplamente como “cenoura amarela”.
Atlas Linguístico do Brasil
“Encontramos o uso da palavra aipim, principalmente, no feixe leste do território nacional. Mandioca é falado mais em Minas Gerais, São Paulo, no norte do Paraná, regiões Norte e Centro-oeste”, adianta. No Nordeste sobressai o uso da expressão macaxeira.
Macaxeira: Aipim na Bahia, mandioca no Sul.
19 curiosidades que você vai gostar
Macaxeira (Recife) – Wikipédia, a enciclopédia livre.
No Sul e Sudeste, é mais conhecido como mandioca, sendo que no Rio de Janeiro também é encontrado como aipim. Já no Norte e Nordeste, é macaxeira ou aipim.
Macaxeira, aipim, maniva, maniveira, pão-de-pobre, castelinha e uaipi. A mandioca tem muitos nomes Brasil afora e, em Goiás, ocupa um lugar especial na culinária, na cultura e — cada vez mais — na economia.
No Rio de Janeiro, usa-se, mais comumente, o termo tangerina. Em Pernambuco e noutros estados da Região Nordeste do Brasil, é conhecida como "laranja-cravo"; no estado da Bahia é conhecida como tangerina ou mexerica.
No Sul, bergamota; no Nordeste, mimosa; no Sudeste, tangerina. Esses são alguns nomes da mexerica, que também pode ser conhecida por mandarina e ou ainda Ponkan, dependendo da região em que você estiver (ou da variação da fruta que você encontrar no mercado).
Polenta é um alimento típico da culinária da Itália, mas já incorporada na culinária de vários outros países, como Argentina, Brasil, Romênia e Uruguai. Sua base é a farinha de milho.
Tipos de mandioca
A mandioca é dividida em dois grupos: mandioca-mansa e mandioca-brava. Embora aparentemente iguais – a diferenciação considera o tempo de colheita e o nível de ácido cianídrico (que é uma substância tóxica) presente na raiz.
yuca {f.}
No Sudeste, ela é conhecida pelo nome de Tangerina, enquanto no Sul, seu nome é Bergamota. Já no Nordeste, pode ser conhecida como laranja-cravo ou mimosa. Mas, ainda existem outras variações para como poncan, mixirica, fuxiqueira, mandarina e manjerica.
No Rio Grande do Sul, as tangerinas também são chamadas de bergamota.
Nos estados do Sul, por exemplo, a tangerina costuma ser chamada de bergamota (ou vergamota), enquanto no Sudeste e Centro-oeste (principalmente em Goiás, São Paulo e Minas Gerais), a fruta recebe o nome de mexerica.
A bergamota, conhecida também como mexerica, mimosa, mandarina ou pelo nome científico de Citrus deliciosa Tenore, é uma fruta da família das tangerinas, sendo rica em vitamina C, vitamina A e antioxidantes que ajudam a prevenir alguns problemas de saúde, como gripes, câncer, anemia ou infarto.
A tangerina, também conhecida como o robson, é uma pequena árvore cítrica com fruta parecida com outras laranjas.
Em Minas Gerais e Rio de Janeiro, o angu preparado apenas com o fubá de milho e água, sem a adição de sal, e com consistência mais firme, é conhecido como "angu mineiro". Quando preparado de forma mais cremosa, para ser misturado com miúdos de vaca e porcos na hora de consumo, é conhecido como "angu à baiana".
Mandioca, aipi, aipim, castelinha, uaipi, macaxeira, mandioca-doce, mandioca-mansa, maniva, maniveira, pão-de-pobre, mandioca-brava e mandioca-amarga são termos brasileiros para designar a espécie Manihot esculenta (sinônimo M. utilissima).
1. Que se refere ao Nordeste de uma região ou país. 2. Relativo à região brasileira do Nordeste ou o seu natural ou habitante.
Suas características mais marcantes são o chiado, quando os fonemas /s/ e /z/ são pronunciados [ʃ] e [ʒ] em final de sílaba (assim como ocorre no sotaque carioca), e a não palatalização das letras "d" e "t" antes da semivogal /i/ (pronuncia-se "leiti" e não "leitchi").
E ainda tem mais: em Minas Gerais, é chamado de pão de sal; em Sergipe, jacó; no Ceará, carioquinha; no Pará, careca; no Piauí e em Manaus, massa grossa. Ufa! Mas convenhamos: não importa o nome, o fato é que o cacetinho, pão de trigo, pão francês é o mais amado do brasileiro.
Carioquinha: chamado dessa forma no Ceará. Pão aguado: termo usado nas padarias da Paraíba. Pão jacó: com ou sem manteiga, é como se chama o pãozinho em Sergipe.
Qual foi a principal desvantagem que aconteceu devido ao uso das máquinas na agricultura?
Quando uma pessoa desvia o olhar o que significa?
Como é feita a retirada de pólipo no estômago?
O que é bom comer para fortalecer a cartilagem?
Como representar e nomear uma reta?
Como era o Brasil no período Cretáceo?
Qual a probabilidade de um casal ter um filho com fibrose Cistica?
Porque o leite talhar ao ferver?
Quando o Fórum volta a funcionar em 2022?
Qual a expectativa de vida dos brasileiros?
Quais são os principais objetivos de uma propaganda?
Quais os motivos porque se rejeita um implante?
Pode tomar banho quente com pontos?
Porque os remédios vem em cápsulas?
Como melhorar a hospitalidade?
Como fazer lançamento de débito e crédito?