Como prevenir as lesões esportivas?
As lesões esportivas mais comuns em academias são as chamadas lesões de grau I, ou seja, são pequenos estiramentos musculares em áreas específicas do corpo que possuem tratamento e recuperação rápidos e sem grandes consequências.
Resumindo, as lesões esportivas podem afetar a performance de um atleta ou não. Mesmo assim, em todos os casos, elas afetam negativamente suas vidas, seja pelo desenvolvimento de dores ou pela queda do desempenho.
Alimentos para evitar lesões musculares
No entanto, a falta de um condicionamento adequado e a prática equivocada de determinados exercícios estão entre as causas mais comuns de lesões. Entre elas, as entorses ou torções no joelho e tornozelo, com consequente comprometimento de tendões e ligamentos dessas articulações, são as mais frequentes.
Ter uma boa coordenação é outro ponto que ajuda a evitar lesões esportivas, tendo em vista que a sua falta é outro fator de risco para o aparecimento de problemas do tipo. Por isso, dedique-se também a atividades que melhorem a coordenação como treinos funcionais, musculação, body combat e jiu-jitsu.
A resposta é o solo, responsável por acolher o corpo que cai. A contusão não é apenas uma “pancadinha” que dispensa maior atenção e não impede o treino. Embora na maioria das vezes produza sintomas por poucos dias, ela aumenta o risco de complicações após novos traumas na mesma região.
No entanto, os exercícios de alongamento podem ser realizados e também é possível fortalecer outros músculos do corpo, poupando somente o membro afetado. Se mesmo após seguir estes cuidados, a contusão não melhorar pode ser necessário fazer algumas sessões de fisioterapia para reabilitar o músculo e melhorar sua função.
As contusões também podem ser tratadas com a aplicação de um extracto de arnica como o Gel de arnica. A maioria das vezes as contusões são inofensivas e resultam de descuido, lesões disparatadas ou acidentes despropositados.
O tratamento para a contusão muscular inclui o uso de gelo no local, pomadas anti-inflamatórias, alongamentos, repouso e, aos poucos, a retoma da atividade física. Em alguns casos a fisioterapia é indicada para acelerar a recuperação, através de equipamentos próprios como o ultrassom, por exemplo. Sintomas de contusão muscular
Qual lado correto para o garçom servir?
O quê preto velho gosta de fumar?
O que pode ser fraqueza nos joelhos?
Qual é o tamanho de um caderno universitário?
O que são aminoácidos polares e apolares?
Como aprender a assobiar com a boca?
Como contestação ação de execução de título extrajudicial?
Como trabalhar o letramento digital em sala de aula?
Quando não devo tomar a vacina AstraZeneca?
Como saber o número da Inscrição Estadual da empresa pelo CNPJ?
Como usar bicarbonato em feridas?