O ideal é levar o seu animal silvestre, pelo menos, uma vez por ano, não somente quando eles estiverem doentes. Uma coisa que deve ser levada em consideração é o fato de que esse tipo de animal consegue esconder suas fraquezas devido ao fato de estarem fora de seu habitat natural ou até mesmo presos.
Sem dúvidas, preservar as espécies é essencial para garantir a manutenção e equilíbrio do nosso ecossistema maior, a terra. Quanto maior for o número de espécies, maior será a garantia de que os serviços ambientais prestados pela natureza (produção de oxigênio, ciclagem de nutrientes, polinização, etc.)
A única forma de ter um animal silvestre legalizado é adquiri-lo de um criadouro ou estabelecimento comercial autorizado pelo Ibama ou pelo órgão estadual/distrital.
Os animais silvestres nasceram na natureza em um habitat totalmente diferente de uma casa ou apartamento, portanto ele possui bactérias que podem transmitir doenças aos seres humanos, chamadas de zoonoses, ou ainda o animal é que acaba sendo contaminado pelo homem.
Animal silvestre é todo animal que não é domesticado, vivendo em ambientes naturais tais como florestas, savanas, lagos, oceanos, dentre outros. Os animais silvestres podem ser nativos ou exóticos.
Todos os animais que vivem ou nascem em um ecossistema natural, como florestas por exemplo, são considerados animais silvestres. ... Já os animais que tem convivência e estão acostumados com a presença do homem são considerados animais domésticos, pois vivem fora de seu ambiente natural.
A fauna possui um papel importantíssimo para a manutenção do equilíbrio na natureza, pois São os animais quem dispersam sementes árvores, controlam populações de espécies e até produzem remédios importantes para a cura de muitas doenças.
Diferentemente do animal doméstico, como gatos, cachorros, galinhas e porcos, o animal silvestre não se acostuma com a presença humana. Quando retirado do seu habitat natural ele reage negativamente à presença humana, passando inclusive a ter dificuldade de se desenvolver e de se reproduzir em cativeiro.
Segundo os dados da pesquisa, no Brasil os animais silvestres mantidos como pets mais comuns são as aves, principalmente passarinhos e aves canoras, seguido por psitacídeos, como araras, papagaios e periquitos.
Os animais silvestres são protegidos por Leis e, portanto não podem ser capturados ou retirados de seu ambiente natural sem autorização expressa dos órgãos competentes.
ATENÇÃO: as legislações referentes a animais silvestres podem variar de acordo com os Estados e Municípios, portanto busque os órgãos competentes da sua região para saber mais precisamente sobre possíveis proibições e permissões. Alguns animais exóticos são proibidos para importação no Brasil conforme o Art. 31 da Portaria IBAMA Nº 93/1998.
O estudo também revelou que 46% dos brasileiros compram animais silvestres de maneira impulsiva, o que demonstra uma decisão baseada em falsa expectativa e que pode comprometer o bem-estar da espécie e gerar sofrimento.
Que frutas não se deve comer à noite?
Como calcular o salário líquido?
Como saber sobre a idoneidade de um advogado?
Como calcular a quantidade de rejunte e argamassa?
Qual é o plural de cartões postais?
Qual é a função da carnaúba para as atividades econômicas?
O que são produtos não regulados pela Anvisa?
Quais os benefícios do tratamento térmico?
Como calcular kcal por kg de peso?
Quais são os serviços mais utilizados na internet?
Quando vendo parcelado no cartão recebe a vista?
Quais são os signos de cada mês?
Como colocar bordas em uma imagem?