Para assegurar uma formação integral dos estudantes, as competências socioemocionais precisam ser trabalhadas em conjunto com as cognitivas. Uma maneira de implementar o socioemocional como um princípio didático é adotar uma proposta pedagógica que integre a afetividade ao currículo.
O trabalho das competências socioemocionais ajuda os alunos a desenvolver características importantes, como a empatia, a comunicação, a resiliência, a coragem e a comunicação, essenciais para o sucesso no mercado profissional e na sociedade.
Abertura para o novo: com essa capacidade, os estudantes podem explorar o mundo. Ela impulsiona o aprendizado, promovendo a flexibilidade, curiosidade, novas ideias, ambientes e desafios. Além disso, estudantes se tornam mais receptivos às diversidades e aos diferentes pontos de vista.
As competências socioemocionais servem para crianças e adultos aprenderem a colocar em prática as melhores atitudes e habilidades. Assim, conseguem gerenciar emoções, alcançar objetivos, demonstrar empatia, manter relações sociais positivas, tomar decisões de maneira responsável, entre outros.
As competências socioemocionais são aquelas que visam o desenvolvimento das dimensões comportamental (atitudinal) e relacional dos indivíduos. Essa é apenas uma definição possível, mas as competências socioemocionais podem se manifestar de diferentes formas na prática pedagógica e nos referenciais teóricos que a sustentam.
Um programa bem estruturado de Educação Socioemocional desenvolve habilidades em quatro frentes: cognitiva, emocional, social e ética. Confira a seguir uma breve relação das principais habilidades desenvolvidas em cada uma dessas áreas:
“Habilidades cognitivas e socioemocionais interagem entre si, melhorando a capacidade das crianças de obter sucesso dentro e fora das escolas.” “Para ajudar indivíduos a responder aos desafios do mundo moderno, as habilidades socioemocionais são tão importantes quanto as cognitivas.”
– “O melhor desenvolvimento dessas habilidades ajuda as crianças a alcançar uma vida mais próspera, mais saudável e mais satisfatória.” Um programa bem estruturado de Educação Socioemocional desenvolve habilidades em quatro frentes: cognitiva, emocional, social e ética.
Como proteger seu filho dos perigos da internet?
Qual exame que detecta parvovirose?
Como proteger a madeira do telhado de cupim?
Como saber se uma pessoa não tem empatia?
Como limpar metal com maresia?
Como jatear o vidro do box do banheiro?
Como proteger o fígado Roacutan?
O que fazer para tirar mofo dos livros?
Como não molhar o celular na chuva?
Como manter livros sem poeira?
Como funciona o aplicativo Asana?
Como proteger parte de um documento Word?
Como funciona o YouTube Studio?
Como proteger equipamentos eletrônicos?
Como funciona o app Meditopia?