É tudo aquilo que se informa sobre o sujeito, e é estruturado em torno de um verbo. Ele sempre concorda em número e pessoa com o sujeito. Quando é um caso de oração sem sujeito, o verbo do predicado fica na forma impessoal -3ª pessoa do singular. O núcleo do predicado pode ser um verbo significativo, um nome ou ambos.
Minha querida irmã Maria; portanto, essas quatro palavras formam o sujeito. No exemplo, apesar de o sujeito ser formado por quatro termos, há um mais importante que os demais: Maria. É a respeito desta que o verbo diz, propriamente, algo. Este é, portanto, o núcleo do sujeito, a palavra principal que forma o sujeito.
Assim como o sujeito, o predicado também apresenta um núcleo, ou seja, a palavra mais importante, aquela que contém a ideia central. O predicado sempre terá dois tipos de núcleos: um verbo ou um nome (substantivo ou adjetivo). Observe: Os estudantes protestaram contra a corrupção.
Sujeito composto é aquele que apresenta mais do que um núcleo do sujeito, que é o termo mais importante. Exemplos: A Ana e a Bia vão à festa (sujeitos: “a Ana” e “a Bia”, cujos núcleos são “Ana” e “Bia”).
A palavra principal de um termo que encerra a essência de sua significação chama-se núcleo. Em geral, o núcleo é uma palavra com função substantiva (geralmente o substantivo, a locução substantiva e o pronome substantivo) ou um verbo.
Pode ter um ou mais núcleos. No exemplo "Tonico mora no interior de São Paulo", o sujeito da oração - "Tonico" - é composto por uma só palavra. Mas o sujeito pode ser composto por mais de uma palavra. Suponha que disséssemos: "O meu amigo Tonico mora no interior de São Paulo".
Essa concepção é estudada no campo da sintaxe. Sabendo o núcleo, conseguiremos definir a classificação de um termo. (Me refiro à "expressão", porque, se num predicado houver uma locução verbal, por exemplo, o núcleo vai ser demarcado por duas ou mais palavras: "Eles tinham comido muito ontem".
Este é, portanto, o núcleo do sujeito, a palavra principal que forma o sujeito. Confira em destaque mais exemplos do núcleo do sujeito em orações: A maravilhosa culinária brasileira encanta o mundo. Nosso tio João nos visita raramente. A pobre Ana não dançou com ninguém na festa.
Estrutura da frase As frases que possuem verbo são geralmente estruturadas a partir de dois elementos essenciais: sujeito e predicado . Isso não significa, no entanto, que tais frases devam ser formadas, no mínimo, por dois vocábulos.
Como ser um Pro Player no Fortnite no PS4?
Como se tornar professor do IME?
Quantos ganha um auxiliar de Depósito?
O que é preciso para ser professor de cursinho?
Como se tornar uma pessoa refinada?
Como ser professor do Estado do RS?
O que fazer com a ansiedade na adolescência?
Quem é o dono do supermercado Guanabara?
O que fazer quando uma pessoa está revoltada?
Como se dá os movimentos das marionetes?
Quais são as principais características do balé?
O que é teatro digital Brainly?