É tudo aquilo que se informa sobre o sujeito, e é estruturado em torno de um verbo. Ele sempre concorda em número e pessoa com o sujeito. Quando é um caso de oração sem sujeito, o verbo do predicado fica na forma impessoal -3ª pessoa do singular. O núcleo do predicado pode ser um verbo significativo, um nome ou ambos.
Minha querida irmã Maria; portanto, essas quatro palavras formam o sujeito. No exemplo, apesar de o sujeito ser formado por quatro termos, há um mais importante que os demais: Maria. É a respeito desta que o verbo diz, propriamente, algo. Este é, portanto, o núcleo do sujeito, a palavra principal que forma o sujeito.
Assim como o sujeito, o predicado também apresenta um núcleo, ou seja, a palavra mais importante, aquela que contém a ideia central. O predicado sempre terá dois tipos de núcleos: um verbo ou um nome (substantivo ou adjetivo). Observe: Os estudantes protestaram contra a corrupção.
Sujeito composto é aquele que apresenta mais do que um núcleo do sujeito, que é o termo mais importante. Exemplos: A Ana e a Bia vão à festa (sujeitos: “a Ana” e “a Bia”, cujos núcleos são “Ana” e “Bia”).
A palavra principal de um termo que encerra a essência de sua significação chama-se núcleo. Em geral, o núcleo é uma palavra com função substantiva (geralmente o substantivo, a locução substantiva e o pronome substantivo) ou um verbo.
Pode ter um ou mais núcleos. No exemplo "Tonico mora no interior de São Paulo", o sujeito da oração - "Tonico" - é composto por uma só palavra. Mas o sujeito pode ser composto por mais de uma palavra. Suponha que disséssemos: "O meu amigo Tonico mora no interior de São Paulo".
Essa concepção é estudada no campo da sintaxe. Sabendo o núcleo, conseguiremos definir a classificação de um termo. (Me refiro à "expressão", porque, se num predicado houver uma locução verbal, por exemplo, o núcleo vai ser demarcado por duas ou mais palavras: "Eles tinham comido muito ontem".
Este é, portanto, o núcleo do sujeito, a palavra principal que forma o sujeito. Confira em destaque mais exemplos do núcleo do sujeito em orações: A maravilhosa culinária brasileira encanta o mundo. Nosso tio João nos visita raramente. A pobre Ana não dançou com ninguém na festa.
Estrutura da frase As frases que possuem verbo são geralmente estruturadas a partir de dois elementos essenciais: sujeito e predicado . Isso não significa, no entanto, que tais frases devam ser formadas, no mínimo, por dois vocábulos.
Como fazer para ver o histórico de um advogado?
Quanto tempo dura efeitos colaterais de antidepressivo?
Qual a função das 4 câmeras do Samsung?
Que time o Thiago Ventura torce?
Qual o calendário da 7 parcela do auxílio emergencial?
Quais são os valores da empresa Coca-cola?
Quem assina primeiro o contrato de compra e venda?
Como calcular o campo magnético resultante?
Quando usar B ou V no espanhol?
Qual o melhor Estado do Canadá- para morar?
Porque a Netflix não está funcionando hoje?
Porque alguns emojis não aparecem no iPhone?
Como funciona o casamento no civil gratuito?
É possível engravidar Faltando dois dias para menstruar?
Em que ano foi lançado o iPhone 4?
O que eu preciso para montar uma bancada de conserto de celular?
Onde fica o pólo sul magnético da Terra?
Como fazer atividades adaptadas para alunos com deficiência intelectual?