v = K [A]x.[B]y Fatores que afetam a velocidade de uma reação química.
A velocidade das reações químicas é calculada relacionando-se a variação da concentração com o intervalo de tempo. A Cinética Química é um campo que estuda os fatores que influenciam a taxa de desenvolvimento das reações químicas, isto é, a velocidade com que se processam.
Os principais fatores que alteram a velocidade das reações são a superfície de contato, a temperatura, a concentração dos reagentes e o uso de catalisadores.
Para calcular a velocidade com que ocorrem as reações, é possível tomar como base os reagentes que estão sendo consumidos ou os produtos que estão sendo formados, pelo tempo de cada processo. A escolha do processo de cálculo depende da reação que se está estudando.
Velocidade média de uma reação A velocidade pode mudar com o tempo, por isso, definimos a velocidade média da reação como a variação da concentração molar de um reagente ou produto durante um certo intervalo de tempo. A expressão da velocidade média (Vm) é dada por: Vm=Δ[]Δt. V m = Δ [ ] Δ t .
A taxa é medida experimentalmente, pela concentração de produto formado dividido pelo intervalo de tempo de consumo dos reagentes nesse intervalo até um desses reagentes venha a ser o limitante da reação.
Mas, visto que a velocidade de uma reação pode variar em cada intervalo de tempo e de uma substância para outra, costuma-se calcular a velocidade média das reações. Considere a reação genérica a seguir, em que os coeficientes são as letras minúsculas e os reagentes e produtos estão representados pelas letras maiúsculas:
Cálculo da Velocidade Média de uma Reação. A velocidade média de uma reação (Vm) pode ser medida por meio da variação da concentração dos reagentes ou da variação da concentração dos produtos em relação ao tempo transcorrido de reação, conforme a fórmula a seguir: Visto que se considera a variação da concentração e do tempo, ...
Isso nos mostra que podemos calcular a velocidade média em função dos reagentes ou em função dos produtos. Agora, se quisermos calcular a velocidade média dessa reação global, basta fazer como mostramos no início: dividir cada uma dessas velocidades pelos seus respectivos coeficientes na equação química:
Vm = 6 mol/L . min→ Durante 1 minuto, 6 mol de ozônio reagiram em cada litro do sistema. Vm = 9 mol/L . min→ Durante 1 minuto, 9 mol de oxigênio foram formados em cada litro do sistema. Isso nos mostra que podemos calcular a velocidade média em função dos reagentes ou em função dos produtos.
Qual o motivo para que o lactato seja produzido durante a glicólise anaeróbia?
O que é polialelia ou alelos múltiplos?
Porque o recém-nascido perde muito calor?
Porque acontece a hipertrofia muscular?
Como ocorre o término da transcrição em eucariotos?
Como ocorre o processo de dissecação?
Como se procede o passo a passo do funcionamento de uma CME?
Como acontece o vômito no sistema digestório?
Como é feito o saneamento em uma propriedade com relação a brucelose?
Como ocorrem os fluxos financeiros atualmente?
O que é Tape Reading Day-trade?
Como ocorre o processo de formação da parede celular?
Como funciona um transformador de potência monofásico?
O que é o processo de fotorrespiração?
Como determinar o tempo no IQ Option?