A gengivite pode ser revertida ao se eliminar o tártaro e a placa bacteriana que causam a inflamação gengival. Seu dentista pode remover o tártaro ou cálculo dental que está irritando a gengiva ao realizar uma limpeza em seus dentes.
A gengivite crónica caracteriza-se por um intumescimento ou endurecimento das gengivas, edema (gengiva inchada), sangramento, halitose, mudanças ou deformações no contorno do tecido gengival, e ainda aumento de fluido gengival (líquido proveniente das gengivas).
O tratamento pode incluir escovação, higienização, limpeza, remédio para gengivite em gatos e até mesmo extração de dentes. Busque sempre um especialista de sua confiança e garanta o melhor para seu melhor amigo.
A maior parte dos casos de periodontite tem cura, mas seu tratamento varia de acordo com o grau de evolução da doença, podendo ser feito através de cirurgia ou de técnicas menos invasivas, como curetagem, aplanamento da raiz ou uso de antibióticos, por exemplo.
A gengivite é marcada pelo inchaço e vermelhidão das gengivas. Uma outra característica que aponta sua presença é o sangramento na hora que o paciente escova os dentes ou passa o fio dental. A periodontite, por outro lado, tem sintomas e riscos ainda mais perigosos, sendo uma segunda fase desta primeira doença.
A gengivite felina tende a ser intensa e acompanhada da inflamação de outras partes da boca, além de sinais de inflamação na faringe e problemas estomacais. Ela é considerada uma doença multifatorial, cujos agentes causais ainda não foram completamente elucidados.
No geral, é preciso fazer uma limpeza na clínica. Para isso, o bichano é anestesiado até que o procedimento seja feito, sem que o bichinho sinta nenhuma dor. Todo o tártaro é retirado no procedimento, desde o que está ao longo do dente até o que se encontra abaixo da gengiva.
Os episódios iniciais de gengivite podem regredir desde que a escovação siga uma técnica bem orientada e o uso do fio dental seja constante. Nos outros casos, o tratamento visa ao controle da infecção e à remoção do tártaro, ou seja, da placa bacteriana endurecida que separa a gengiva dos dentes.
Prevenção . A escovação adequada dos dentes e o uso do fio dental especialmente depois das refeições e antes de deitar, assim como passar por uma avaliação odontológica duas vezes por ano, evitar o consumo de açúcar e não fumar são medidas essenciais para prevenir a gengivite, a periodontite e suas complicações.
A gengivite é uma inflamação nas gengivas provocada, na enorme maioria dos casos, por uma limpeza bucal inadequada. Entre outros sintomas, a doença causa vermelhidão, sangramento e mau hálito.
O dentista constata a gengivite simplesmente olhando para a boca do indivíduo. Contudo, caso a origem da doença não esteja clara, ele pede exames complementares. Da parte do paciente, o ideal é ficar mesmo atento aos sintomas que mencionamos antes. Algumas vezes, é preciso tomar remédios para frear a ação das bactérias.
Como preencher um envelope de depósito bancário?
Como funciona um termômetro a base de álcool?
Como tirar o número da página do fundo do Excel?
Como cadastrar aluno novo no Censo escolar 2020?
Como funciona o vaso sanitário portátil?
Quem trabalha embarcado faz o quê?
Quanto tempo deixar o SBP na tomada?
O quê vegetarianismo não pode comer?
Como funcionam os transformadores a seco?
Para que serve a função maiúscula é minúscula no editor de texto Word?
Como foi a morte de Mary Moore?
Como faço para alternar entre janelas?
Para que serve o remédio homeopático natrum muriaticum?
Como mudar a imagem de fundo da Tela de logon do Windows?
Quanto custa a transferência de um veículo de um Estado para outro?
Como alterar a placa de vídeo do monitor?
Como memorizar inglês muito mais rápido?
Como adicionar um número de página Retrato a uma página de paisagem?