A corrente elétrica pode ser calculada através da seguinte equação: (U = R . i), e a potência pode ser determinada diretamente dos valores da resistência e da corrente.
A corrente de um circuito é diretamente proporcional à tensão e inversamente proporcional à resistência. Dela, extrai-se a seguinte fórmula básica: Ou seja, I=V/ R, sendo: I: Corrente elétrica, dado em ampere (A).
Para saber quantos ampères seu aparelho precisa para um bom funcionamento e sem risco de queimar, faça a seguinte conta: Watts do aparelho dividido por Volts (W/V). Por exemplo, um chuveiro tem 6800W e a voltagem é 220V, com a divisão o resultado é 30.9 ampères.
Para encontrar o valor da corrente que passa pelo resistor basta dividir a tensão sobre a resistência e para descobrir a corrente total do circuito basta somar as duas correntes, pois de acordo com a lei de kirchhoff para as correntes, a soma das correntes que entra em um nó é a mesma que a soma das correntes que saem.
Na associação de resistores mista, os resistores são ligados em série e em paralelo. Para calculá-la, primeiro encontramos o valor correspondente à associação em paralelo e de seguida somamos aos resistores em série.
30 curiosidades que você vai gostar
- A tensão no gerador elétrico é igual à soma de todas as tensões dos resistores: V = V1 + V2 + V3 + V4 .. - A equação que calcula a tensão em um ponto do circuito é: V = R .
A corrente é sempre a mesma em qualquer ponto do circuito. Para calcular a tensão, não importa o local do resistor dentro do circuito.
...
Calcule a tensão de cada resistor.Tensão do R1 = V1 = (1,2 A)(2 Ω) = 2,4 volts.Tensão do R2 = V2 = (1,2 A)(3 Ω) = 3,6 volts.Tensão do R3 = V3 = (1,2 A)(5 Ω) = 6,0 volts.
Lei de Ohm (M086)Fórmula 1. V = R x I.Onde: R é a resistência do resistor em ohms. V é a queda de tensão no resistor em volts. ... Fórmulas Derivadas.Fórmula 2. I = V/R.Fórmula 3. R = V/I.Exemplo de aplicação: Calcule a corrente que flui através de um resistor de 100 ohms ligado a uma fonte de 12 V.Dados: R = 100 ohms. V = 12 V.
Para calcularmos a resistência equivalente em série, basta somarmos cada uma das resistências, desse modo, a resistência equivalente da associação em série será de 100 Ω.
Circuito misto:
A corrente sobre R2 e R3 é a mesma, a corrente total é igual à corrente de R1 somada com a corrente de R2 ou R3. A tensão sobre R1 é a mesma tensão de Vs, as tensões sobre R2 e R3 somadas, são iguais à tensão sobre R1.
Um circuito misto é aquele que dispõe de componentes eletrônicos conectados tanto em paralelo quanto em série, associados a uma só fonte de tensão. O circuito misto , possui alguns pontos de consumo ligados em série e outros em paralelo, ou seja, apresenta seus elementos ligados uns em série e outros em paralelo.
Isso depende das resistências e dos materiais de cada fio. Sendo assim, a equação para calcular a corrente elétrica total será o somatório das correntes de cada caminho: I(total) = I1 + I2 + I3. Não podemos usar essa fórmula sem os valores individuais de corrente elétrica.
Para isso, é só multiplicar o número de volts por amperes. Por exemplo: Com 12 volts e 30 amperes temos 360 watts (12*30 = 360). Quanto maior for o número de watts, maior será a potência do aparelho ou dispositivo.
Se você ligar essa mesma lâmpada no 220 V, a corrente vai ser de 1,36 amperes, ou seja, consideravelmente menor.
A resposta vai se a corrente (I) em amperes (A), calculada pela seguinte fórmula: (V/R1) + (V/R2) + (V/R3), onde V representa a tensão total e R representa a resistência dos resistores em Ohms.
Watts são iguais a ampères multiplicados por volts. Logo, dividir watts por volts dará a você o resultado em ampères. Amps = watts / volts.
Entenda o que isso significa.A fórmula para calcular um total de n resistores ligados em série é: Req = R1 + R2 + .... Rn Isto é, os valores das resistências dos resistores ligados em série são simplesmente somados. ... Neste exemplo, R1 = 100 Ω and R2 = 300Ω são ligados em série. Req = 100 Ω + 300 Ω = 400 Ω
Calculando: A fórmula necessária para calcular o resistor adequado para o LED é: R = (Vcc – VL) / IL, onde: R: resistência do resistor adequado para o LED. Vcc: Tensão da fonte de alimentação.
Fórmulas da associação de resistores em paralelocorrente total: i = i1 + i2 + i3 + … + in;resistência equivalente: 1/Req = 1/R1 + 1/R2 + 1/R3 + … +1/Rn;resistência equivalente (circuito com apenas dois resistores): Req = (R1 . R2)/(R1 + R2);lei de Ohm: U = R . i.
Lembre-se de usar a tensão total do circuito ou a tensão da bateria que está alimentando o circuito:P = VI.Altere a Lei de Ohm para encontrar o I: I = V / R.Substitua V /R por I na fórmula da potência: P = V(V/R) = V2/R.Reorganize a fórmula para calcular a resistência: R = V2/P.
Para encontrar essa tensão vamos precisar do valor da corrente que ainda não temos. Então, para chegar a este valor vamos usar a fórmula da lei de Ohm: Corrente é igual a tensão, dívida pela soma das resistências. A corrente é o que estamos buscando, a tensão é 24V, a resistência 1 – 6Ω e a resistência 2 – 2Ω.
Qual o número 0800 da Receita Federal?
Qual o melhor site de compras dos EUA?
O que acontece depois de passar na ESA?
O que faz uma usina siderúrgica?
Como é a cabeça de quem tem ansiedade?
Quando o executado não tem bens para penhora?
Qual é o metal que não enferruja?
O que vale acordo coletivo ou convenção coletiva de trabalho?
Tem tubarão na Região dos Lagos?
Qual o país que tem a melhor comida do mundo?
Qual a quantidade de pó de café para uma xícara?
O que é arquitetura centralizada em dados?
Quantas usinas nucleares existem no Brasil e onde estão localizadas?
Quando o funcionário pode colocar a empresa na Justiça?
Como localizar uma cidade no Qgis?
Quem está afastado do trabalho tem direito ao vale alimentação?
O que que é bom para fraqueza nas pernas?