Para colocar uma porta na VLAN de dados 10 utilizamos o comando “switchport access vlan 10”. Já para colocá-la na VLAN 20 que é de voz utilizamos o comando “switchport voice vlan 20”.
Em um PC ou dispositivo inteligente
O comando do Cisco IOS copy running-config startup-config salva a configuração atual na memória NVRAM que é permanente e usada para armazenar a configuração de inicialização dos roteadores e switches com Cisco IOS.
Use o comando configure terminal para entrar no modo de configuração. Crie uma nova vlan, selecione um número de identificação e adicione uma breve descrição. Acesse o modo de configuração da interface. Defina a porta do switch como um trunk.
1. Vá em LAN >> VLAN clique em Enable para habilitar a configuração VLAN, e crie uma VLAN para cada sub-rede LAN, selecione as portas LAN a serem utilizadas, clique em Enable em VLAN Tag, e define um único VLAN ID (VID) para cada VLAN.
Switch> enable Switch# Observe que o prompt mudou na configuração para refletir o modo EXEC privilegiado. Verifique um arquivo de configuração limpo com o comando show running-config no modo EXEC privilegiado.
Para gerenciar o switch sem o serial, você precisará de um nome de usuário e uma senha. Telnet e SSH exigirão uma senha de ativação. Use os comandos a seguir para configurar uma conta de usuário e senha de ativação.
Como já visto, uma SVI para a VLAN padrão (VLAN1) deve ser ativada para fornecer conectividade de host IP ao switch e possibilitar a administração remota do switch. As SVIs também devem ser configuradas para permitir o roteamento entre as VLANs.
O Cisco IOS fornece comandos para verificar a operação de interfaces de roteador e de switch. Um dos comandos mais usados é o comando show ip interface brief. Esse comando fornece uma saída mais abreviada do que o comando show ip interface.
Os comandos show do CISCO IOS CLI exibem informações relevantes sobre a configuração e a operação do dispositivo. ... O status de quase todos os processos ou funções do roteador pode ser exibido usando um comando show. Alguns dos comandos show mais populares são: show running-config (Figura 1)
As portas de um switch Cisco são numeradas de 1 a 24 em switches de 24 portas ou de 1 a 48 em switches de 48 portas, porém antes do número da porta o Cisco IOS coloca o tipo e slot. Por exemplo, em um switch Cisco Catalyst 2960 de 24 portas 10/100Mbps as portas serão numeradas de fastethernet 0/1 até 0/24 no Cisco IOS.
Descobre automaticamente, monitores, e configura todos os dispositivos Cisco apoiados em sua rede. A característica do gerenciamento de porta no Gerenciamento de redes de Cisco FindIT fornece uma opinião do painel de cada dispositivo na rede que inclui portas de switch.
As configurações básicas de portas que são comuns a maioria dos switches são, por exemplo, se a interface é full ou half duplex, se a velocidade é 10, 1Mbps, se a negociação do duplex assim como velocidade será feita automaticamente e assim por diante.
Esta característica permite que você ver o estado das portas que incluem contadores de tráfego. Você pode igualmente fazer mudanças à configuração da porta tal como seu speed/duplex, potência sobre ajustes dos Ethernet (PoE), Ethernet eficientes da energia (EEE), e rede de área local virtual (VLAN).
Como testar se o Java funciona?
Como testar radiador para saber se está furado?
Como testar relé de dois pinos?
O que quer dizer tinta à base de água?
Como inserir célula na Tabela do Word?
Como fazer uma TV com a tela de um notebook?
Como fazer o sinal de graus no teclado do celular?
O que é consumo consciente de água?
Como utilizar a televisão como monitor?
Como ir de Fortaleza para Eusébio de ônibus?
Como acertar questões de matemática no Enem?
Como se resolve uma expressão fracionária?
Como escrever mensagem de Boas-vindas?